Fase promove semana de atenção à saúde mental com adolescentes da regional de Porto Alegre
Iniciativa faz parte da série de ações realizadas com foco na promoção da saúde integral dos socioeducandos
Publicação:

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) promoveu, nesta semana, uma série de atividades voltadas à saúde mental de 60 adolescentes que cumprem medida socioeducativa na regional de Porto Alegre. A iniciativa, coordenada pela diretoria Socioeducativa (DSE), por meio da Coordenação de Saúde, foi ministrada pela psicóloga Caroline Navarini, que atua na unidade de internação de Caxias do Sul.
"As questões de saúde mental ‘transbordam’ nas nossas rotinas, por isso a necessidade de realizarmos atividades com os jovens por meio de rodas de conversas, oficinas, palestras, nos atendimentos individuais e nas ações pedagógicas”, disse da psicóloga e coordenadora de Saúde, Irene Boucinha.
Na quarta-feira (2/7), 16 adolescentes participaram da atividade no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Porto Alegre (Case POA 2). Já no dia seguinte, o Centro de Atendimento Socioeducativo Padre Cacique (Case PC) recebeu dois grupos pela manhã, totalizando 16 adolescentes. À noite, foi a vez do Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef), com participação de dez socioeducandas.
“A proposta foi pensar sobre comportamentos ligados a questões como ansiedade, irritabilidade e frustração. Os jovens gostaram da dinâmica e ficaram com o compromisso de pensarem bastante sobre os temas que tratamos”, afirmou a psicóloga Caroline Navarini, que atua no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Caxias do Sul (Case CX).