Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Fase promove semana de atenção à saúde mental com adolescentes da regional de Porto Alegre

Iniciativa faz parte da série de ações realizadas com foco na promoção da saúde integral dos socioeducandos

Publicação:

CAPA
Iniciativa contemplou cerca de 60 jovens atendidos por unidades da Fase na capital - Foto: Morgana Grazziotin/Ascom Fase
Por Saul Teixeira/Ascom Fase

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) promoveu, nesta semana, uma série de atividades voltadas à saúde mental de 60 adolescentes que cumprem medida socioeducativa na regional de Porto Alegre. A iniciativa, coordenada pela diretoria Socioeducativa (DSE), por meio da Coordenação de Saúde, foi ministrada pela psicóloga Caroline Navarini, que atua na unidade de internação de Caxias do Sul.

POA 2
Atividade no Case POA 2 foi realizada na noite de quarta-feira - Foto: Divulgação Fase
A programação começou na terça-feira (1/7), com uma reunião da equipe técnica da DSE. No mesmo dia, foi realizada a primeira roda de conversa no Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp), com a participação de sete adolescentes. As atividades ao longo da semana propuseram reflexões sobre aspectos emocionais e comportamentais, abordando temas como ansiedade, frustração e estratégias para enfrentar os desafios do cotidiano.

"As questões de saúde mental ‘transbordam’ nas nossas rotinas, por isso a necessidade de realizarmos atividades com os jovens por meio de rodas de conversas, oficinas, palestras, nos atendimentos individuais e nas ações pedagógicas”, disse da psicóloga e coordenadora de Saúde, Irene Boucinha.

Na quarta-feira (2/7), 16 adolescentes participaram da atividade no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Porto Alegre (Case POA 2). Já no dia seguinte, o Centro de Atendimento Socioeducativo Padre Cacique (Case PC) recebeu dois grupos pela manhã, totalizando 16 adolescentes. À noite, foi a vez do Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef), com participação de dez socioeducandas.

fotoefeitos com  (19)
A psicóloga Caroline Navarini ministrou a semana de atividades junto aos jovens da capital - Foto: Morgana Grazziotin/Ascom Fase
A semana se encerrou na tarde desta sexta-feira (4/7), com um encontro no contraturno escolar na Comunidade Socioeducativa (CSE), reunindo nove adolescentes.

A proposta foi pensar sobre comportamentos ligados a questões como ansiedade, irritabilidade e frustração. Os jovens gostaram da dinâmica e ficaram com o compromisso de pensarem bastante sobre os temas que tratamos”, afirmou a psicóloga Caroline Navarini, que atua no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Caxias do Sul (Case CX).

Site FASE