Fase participa de seminário nacional que celebra os 21 anos da PNAISARI
Iniciativa reforça compromisso com a promoção da saúde integral de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas
Publicação:

A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (Fase) marcou presença, nesta semana, no 1º Seminário de Fortalecimento da Política de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Atendimento Socioeducativo (PNAISARI). O evento, promovido pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, em Brasília, celebrou os 21 anos da Política Nacional.
Com o objetivo de fortalecer a articulação entre gestores, profissionais da saúde e trabalhadores do sistema socioeducativo, o seminário — realizado nos dias 30 de junho e 1° de julho — reuniu representantes de diversos estados para debater ações e estratégias voltadas à garantia do cuidado integral aos adolescentes em privação de liberdade.
A Fase foi representada por Ricardo Piovesan, chefe do Núcleo de Saúde do Adolescente, estrutura vinculada à Diretoria Socioeducativa (DSE) e à Coordenação de Saúde (CS). O enfermeiro espera que o seminário seja ponto de partida para o aprimoramento do cuidado em saúde voltado os socioeducandos do país.
“A possibilidade de troca de experiências com outros estados e municípios, bem como o compartilhamento de experiências fortalece a atuação em rede e minimiza as dificuldades enfrentadas no dia a dia do trabalho da saúde”, afirmou Piovesan.
A atividade contou com a presença, entre outros, da coordenadora-geral do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Lívia de Souza Vidal.
contou com a presença, entre outros, da coordenadora-geral de Políticas Públicas Socioeducativas da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lívia de Souza Vidal.
Programação
A atividade contou com mesas temáticas, entre elas:
Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Atendimento Socioeducativo: desafios e possibilidades;
Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens em Atendimento Socioeducativo;
Compartilhamento de experiências; expressão da juventude no fazer saúde;
A PNAISARI aos olhos do profissional de saúde;
PNAISARI na perspectiva do Sistema de Justiça;
Espaço para diálogos: Cuidar para socializar.