Fase lança 7ª edição do Concurso Literário para incentivar leitura e escrita entre socioeducandos

Atividade é destinada aos jovens que cumprem medida socioeducativa em todas as unidades da Fundação no Estado

Lançamento da atividade ocorreu, nesta quarta-feira (26/6), na maneira virtual - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase

Com o objetivo de estimular a autoexpressão dos jovens que cumprem medida socioeducativa, a Fundação de Atendimento Socioducativo lançou a 7ª edição do Concurso Literário da Fase. A atividade busca valorizar a produção gráfica e textual dos socioeducandos (as) como forma de despertar o interesse pela leitura e pela escrita em todas as regionais do Estado.

A divulgação do regulamento, as orientações sobre as inscrições e o detalhamento sobre o formato da disputa marcaram atividade virtual, nesta quarta-feira (26/6), conduzida por servidores da Diretoria Socioeducativa (SE) por meio da Coordenação Pedagógica da fundação (CP) e do Núcleo de Esporte, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce).

Embora o concurso possua temática livre, a Fase sugere aos participantes a abordagem de assuntos, tais como: Liberdade, Família, Combate à Violência contra a Mulher, Impunidade, Intolerância, Preconceito Racial, Educação e Desigualdade Social. Realizada desde 2017, a iniciativa é destinada aos adolescentes que estejam cumprindo Internação Provisória e Medida Socioeducativa de Internação ou Semiliberdade.

O concurso literário é uma conquista do sistema socioeducativo gaúcho, fruto do trabalho realizado pelas equipes da Fase”, refletiu a diretora Socioeducativa da Fase, Cláudia Patel, falou em nome da direção-geral. A gestora valorizou a presença da atividade no calendário pedagógico permanente da Fundação, destacando o estímulo à leitura como política pública fundamental para o sucesso das medidas socioeducativas. “Reafirmamos o compromisso em promover, cada vez mais, ações que estimulem o desenvolvimento intelectual dos socioeducandos”, completou.

Atividade contou com servidores de todas as regionais da Fase na Capital e no Interior - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase

O lançamento também contou com a presença da coordenadora Pedagógica, Clarissa Quadros, que destacou a importância do envolvimento dos servidores e das direções das unidades para o sucesso da iniciativa. Também presentes, o chefe do Nelce, Pedro Falkenbach Júnior e o Analista Bibliotecário, Wellington Bucco.

A atividade foi prestigiada pela técnica judiciária da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), Karine Bighelini, pela assessora jurídica do CIJ, Carine Caon, pela bibliotecária Neli Miotto, responsável pelo Banco de Livros do Estado, bem como pelo representante do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Alex Vidal.

Saiba mais

Os concursos anteriores, realizados desde 2017, renderam conteúdo para coletâneas de textos e ilustrações lançados pela Fase. No final do ano, haverá o lançamento da quarta obra, que reunirá as produções da 6ª e 7ª edições.

A Fase também esteve representada por diretores de unidades de internação e de semiliberdade de todo o Estado, pela diretora Administrativa, Simei Pilotti, pela diretora de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC), Lisiane Cerentini e pelo chefe de gabinete, Luiz Gustavo Martins, que representou o presidente José Stédile na atividade. O gestor está cumprindo agendas nas unidades da Fase no interior do Estado.

Contendo a produção de socioeducandos, edições anteriores do concurso renderam livros publicados pela Fase - Foto: Divulgação Fase

Como funciona

O concurso é dividido em duas modalidades: produção textual e produção gráfica. Na modalidade produção textual serão premiadas três categorias:

• Anos iniciais (do primeiro ao quinto ano)

• Educação de Jovens e Adultos (EJA)

• Ensino Médio (inclusive os jovens que já concluíram)

Já a produção gráfica, o concurso premiará os três primeiros colocados em Categoria única/geral

Premiação

Os três primeiros classificados na primeira etapa, que acontece dentro de cada unidade, receberão um certificado com menção honrosa como premiação. A partir daí, participam da etapa estadual, em que os três melhores trabalhos de cada categoria poderão receber caixas de som bluetooth, fones de ouvido bluetooth ou livros, dependendo da classificação. As premiações serão entregues na sede da Fase, em Porto Alegre, em setembro deste ano.