Fase e unidade do Instituto Federal Sul Rio Grandense em Passo Fundo firmam parceria para oferta de cursos a jovens e servidores
A iniciativa irá criar e disponibilizar ferramentas de inclusão digital por intermédio de cursos
Publicação:
O presidente da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), José Stédile, assinou na tarde de quarta-feira, 15, Termo de Cooperação entre a Fundação e o Instituto Federal Sul Rio Grandense (IFSul), campus de Passo Fundo, que possibilitará a execução de um programa de inclusão digital a adolescentes privados de liberdade no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) do município.
A iniciativa irá criar e disponibilizar ferramentas de inclusão digital por intermédio de cursos tanto para utilização de softwares de edição de textos, planilhas eletrônicas e afins, como também com laboratórios de hardwares para aprendizagem de montagem e manutenção básica de computadores.
Segundo o diretor do Case, Alair Lago, esta parceria vinha sendo construída há algum tempo, tendo sido pausada durante a pandemia, e restaurada recentemente. “A ideia é oferecer desde a formação inicial até a qualificação profissional. Tudo isso será construído dentro de um plano de trabalho em conjunto entre a Fase e o IFSul. Com isso, os professores do instituto poderão vir até a unidade e ministrar aulas para os adolescentes e, futuramente, servidores. Será possível também que jovens em cumprimento de internação com possibilidade de atividade externa e egressos possam ir até o IFSul participar de cursos oferecidos no campus. É uma parceria que soma muito para unidade de Passo Fundo, ampliando a oferta de cursos profissionalizantes”, explicou.
A formação profissional é uma das prioridades da gestão da Fase, de acordo com o presidente. “A qualificação profissional é fundamental para a reinserção social dos jovens. O convênio com o IFSul trabalha exatamente nessa linha e é muito importante porque também demonstra o interesse social do Instituto”, completou Stédile.