Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Fase desenvolve ações em prol da Campanha do Outubro Rosa

Presidência, unidades da capital e interior têm divulgado tema por meio de palestras e projetos

Publicação:

Imagem ilustrativa
Diversas unidades aderiram a campanha, com decorações no ambiente e entregando laços rosas
Por Naomi Machado

Ao longo do mês de outubro, a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) tem desenvolvido diversas atividades em alusão ao Outubro Rosa, período marcado pela  campanha de conscientização e alerta sobre a prevenção do câncer de mama. Nesta sexta-feira, 15, a instituição promoveu a palestra “Conscientização do diagnóstico precoce e cuidados com a saúde da mama”, em parceria com o Instituto de Mama do Rio Grande do Sul (Imama).

As unidades do interior e capital também estão mobilizadas. No Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef), única unidade feminina da Fase no Estado, palestras estão sendo apresentadas para as socioeducandas e tratando temas como a prevenção do câncer de mama, o sagrado feminino e a diversidade: tolerância e preconceito. Todas as iniciativas contam com parcerias, como da filósofa e escritora Atena Roveda, Imama e da gineterapeuta e alquimista, Amanda Cortez.

Almofadas do Coração

Anualmente, o Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp), inserido no Complexo Socioeducativo da Cruzeiro, desenvolve o projeto Ceconp Outubro Rosa. A ação se dá por meio da confecção de almofadas em formato de coração, que funcionam como conforto às pacientes que estão passando pelo tratamento de câncer de mama. Neste ano, o Ceconp ampliou seu projeto também para as unidades do interior.

No interior, alguns Centros decoraram espaços para divulgar a campanha, entregaram bombons, informativos e fizeram a distribuição de laços rosas.

Site FASE