Tatuagem e Barbearia motivam formação profissional em unidade da FASE

Cursos estão sendo ministrados no CASE POA I, localizado no complexo da Fundação na Vila Cruzeiro

Profissões estão em alta no mercado de trabalho na atualidade

Com foco na inserção dos adolescentes no mercado de trabalho após o cumprimento da medida socioeducativa, unidade da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE) em Porto Alegre está promovendo cursos de tatuador e barbearia.

Coordenadas pelo Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Porto Alegre 1 (Case Poa I), as formações são ministradas por profissionais da área.

O projeto ‘Tatoo, salva!’ conta com sete módulos e foi lançado na última semana (25/05) pela unidade. Dois tatuadores são responsáveis pelas aulas de educação profissional que será desenvolvida ao longo do segundo semestre.

A apresentação do curso aos socioeducandos contou com a presença da Defensora Pública do Estado, Dra. Paula Simões Dutra de Oliveira.

“Com mercado em expansão, o segmento das tatuagens é oportunidade para os jovens desenvolverem projetos de empreendedorismo e geração de renda”, defendeu a diretora da unidade, Tatiane Dias.

Barbeiros do Bem

A segunda turma do curso iniciou as atividades no final do mês de maio. O projeto ‘Barbeiros do Bem’ é ministrado pelos professores Luis Carvalho e Henrique Castilho, ambos proprietários de barbearias na Capital.

Segunda turma do curso iniciou no final do mês de maio - Foto: Divulgação Fase

Com cerca de seis meses de duração, o curso tem como finalidade proporcionar aos socioeducandos técnicas de corte, estilos, produtos e hidratação.

A exemplo do ramo da tatuagem, a profissão de barbeiro é outra carreira promissora com ampla demanda no mercado de trabalho.

A preparação dos jovens para o mercado de trabalho está entre as principais diretrizes de atuação da FASE. No turno inverso à escola, os (as) adolescentes são inseridos (as) em oficinas e cursos profissionalizantes.

A Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE) aposta na oferta de cursos conforme as tendências produtivas de mercado como alternativas para minimizar o risco de exclusão social e de reingresso dos jovens à Fundação.