Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Segunda turma de servidores aprovados no concurso inicia capacitação na Fase

Destinado aos 108 agentes socioeducadores convocados pelo governo do Estado, treinamento está sendo realizados em três etapas

Publicação:

Capaaaa
Nesta segunda etapa, 46 novos servidores serão contemplados com o treinamento - Foto: Saul Teixeira/Ascom Fase
Por Saul Teixeira/Ascom Fase

A Fundação de Atendimento Socioeducativo iniciou, nesta segunda-feira (5/5), a formação da segunda turma de agentes socioeducadores aprovados no Concurso Público 001/2022. A proposta é integrar os 46 novos servidores à estrutura e ao funcionamento da instituição, além de capacitá-lo para o atendimento junto aos adolescentes e jovens adultos nas oito regionais do Estado.

Ao longo das próximas duas semanas, a programação será composta por atividades que incentivam a reflexão e o aprimoramento de competências técnicas, pedagógicas e administrativas. A capacitação segue as diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que compõe a Política Nacional de Direitos Humanos (PNDH) e da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

50
Cesar Kurtz levou aos presentes o abraço do secretário Jorge Pozzobom - Foto: Saul Teixeira/Ascom Fase
Os servidores são as principais peças da “engrenagem” visando o sucesso das políticas públicas destinadas à socioeducação, avaliou o secretário-adjunto de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), Cesar Kurtz. Em nome do titular da pasta, Jorge Pozzobom, ele trouxe as boas-vindas aos novos profissionais. “A chegada dos novos colegas é fundamental para oxigenar o trabalho, além de garantir um ânimo novo para superarmos os desafios e construirmos uma Fase ainda mais forte”, disse.

A capacitação também aprofunda conteúdos como ética no serviço público, atendimento humanizado, mediação de conflitos, saúde do trabalhador, estrutura organizacional e protocolos institucionais. Tudo isso visando a integração dos novos servidores à cultura institucional da Fase.

42
Presidente José Stédile reforçou a missão institucional da Fundação - Foto: Saul Teixeira/Ascom Fase
O presidente José Stédile reforçou que os novos trabalhadores são recebidos como um reforço visando a qualificação das medidas socioeducativas em todo o Estado. “O nosso trabalho é criar condições para a recuperação dos jovens e, juntos, seguiremos semeando um futuro de esperança para os socioeducandos", disse, reforçando as diretrizes de atuação por meio de ações e projetos nas áreas da educação, saúde, esporte e formação profissional.

Com carga de 80 horas, a formação é promovida pela Diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC), por meio da Coordenação de Formação Permanente (CFP) e do Núcleo de Treinamento, Estágio e Voluntários (NTEV). Em fevereiro deste ano, o governo do Estado autorizou o chamamento de 108 agentes socioeducadores, sendo o dobro do previsto no edital do certame. A convocação, a acolhida e os treinamentos estão sendo realizados em três etapas.

“É com imensa alegria que a Fase recebe a segunda turma dos aprovados. A presença de vocês dará ainda mais corpo e incentivo ao trabalho desempenhado nas unidades de todo o Estado”, pontuou a diretora da DQPC, Lisiane Cerentini. Ela reforça que o treinamento será fundamental para que os novos servidores entendam o funcionamento da instituição e tenham dimensão da responsabilidade social da atuação socioeducativa.

Também presentes, a diretora Socioeducativa, Kelly Souza, e a titular da diretoria Administrativa, Simei Pilotti. As gestoras apresentaram um resumo das estruturas funcionais e saudaram a chegada dos novos colegas, pontuando os diferenciais da socieducação para as demais áreas relacionadas à segurança pública.

Site FASE