Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Socioeducandos da Fase marcam presença no South Summit Brazil

Adolescentes atendidos pelo Ceconp e pela unidade de internação de Novo Hamburgo visitaram a feira de inovação

Publicação:

Imagem ilustrativa
Contemplados pela proposta pedagógica da Fundação, os sete adolescentes possuem histórico de ações ligadas à temática da feira - Foto: Lauro Alves / Secom
Por Saul Teixeira - Ascom Fase

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) marcou presença no South Summit Brazil 2024. Socioeducandos ligados à unidade de internação de Novo Hamburgo e ao Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp), em Porto Alegre, visitaram os estandes do maior encontro de inovação e empreendedorismo da América Latina. Contemplados pela proposta pedagógica da Fundação, os sete adolescentes possuem histórico de ações ligadas à temática da feira.

Dois jovens vinculados ao Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Novo Hamburgo (Case) fizeram parte do grupo que ficou em segundo lugar no concurso da JA Startup, no final do ano passado, com o projeto Brownies Fênix 2.0. A empresa seria liderada por egressos da Fase, tendo como carro-chefe a produção de brownies. Parte do lucro teria como destino a produção de pães para doação à comunidade, ação que os adolescentes do Case NH já executam desde 2020.

Atendido pela unidade de internação em Novo Hamburgo, jovem de 16 anos destacou os projetos ligados à educação - Foto: Divulgação Fase
Para a South Summit Brazil, os adolescentes foram a convite da Junior Achievement (JA), que estimula o empreendedorismo entre os jovens. A ONG mundial de educação sugeriu palestras e acompanhou os servidores e socioeducandos durante todo o evento. Presentes nos armazéns do Cais do Porto, na sexta-feira (22/3), os jovens valorizaram a oportunidade de conhecer novos projetos e compartilhar vivências com outras pessoas.

Foi uma experiência espetacular. Saber que existe um evento desta proporção e voltado para investimentos e para a infraestrutura na educação”, resumiu um adolescente de 16 anos, que cumpre medida de Internação com Possibilidade de Atividade Externa (IPCAE). Recentemente aprovado, ele iniciará o curso em Mecatrônica, no mês de abril, em uma instituição de ensino da região. “Nossa ida ao evento foi um prêmio, um reconhecimento ao nosso esforço, ao nosso trabalho, ao nosso projeto com os brownies. Foi muito gratificante”, finalizou o jovem atendido há 12 meses pelo Case.

O outro adolescente obteve a extinção da Medida Socioeducativa em fevereiro e, atualmente, é egresso da unidade. "Gostei muito de participar do evento. Quero abrir minha Barbearia e pude ter mais dicas aqui de como empreender”, resumiu o jovem de 17 anos. Matriculado no 2° ano do Ensino Médio, ele permanece frequentando as oficinas do Programa de Oportunidades e Direitos (POD Socioeducativo).

Egresso do Case NH reforça: "Ainda não desisti de colocar em prática nosso projeto dos brownies" - Foto: Divulgação Fase
Sobre o projeto que serviu de passaporte para o SSB, ele destaca: “Ainda não desisti de colocar em prática nosso projeto dos brownies, que empregará os guris egressos do CASE NH que passaram pelo projeto Fênix. Tenho esperança de que alguém queira patrocinar o projeto um dia”, finalizou. Realizado em conjunto com a Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves, anexa à unidade, o projeto concorreu com outras 72 instituições de ensino, reunindo estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Estado.

Profissionalização

Outros cinco socioeducandos e socioeducandas também visitaram o SSB na mesma data. Atendidos pelo Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp), em Porto Alegre, atualmente estão sendo contemplados com curso na área de programação.

Com início no mês de fevereiro, a iniciativa oferece, de forma pioneira no Estado, formação nesta área para jovens em cumprimento de medida socioeducativa. A ação é da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) e da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).

Com duração de três meses, o curso é destinado a jovens atendidos pelas unidades: Centro de Atendimento Socioeducativo Padre Cacique (Case PC), Comunidade Socioeducativa (CSE), Centro de Atendimento Socioeducativo de Porto Alegre II (Case POA 2), Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef) e Centro de Atendimento em Semiliberdade Masculina de Porto Alegre (Cas).

Socieducandos (as) atendidos pelo Ceconp estão recebendo curso de programação - Foto: Divulgação Fase

SSB 2024

Realizado entre quarta e sexta-feira da última semana (20 a 22/3), nos armazéns do Cais Mauá, em Porto Alegre, o evento reuniu 23,5 mil pessoas, de 55 países, e fundos de investimento com mais de 213 bilhões de dólares. O encontro deste ano recebeu, para a Competição de Startups, inscrições de 81 países.

O evento contou com mil investidores, 140 fundos de investimento nacionais e internacionais, 600 palestrantes, 7 mil empresas e 3 mil startups – que não entraram na disputa. Somados todos os fundos presentes, a carteira deve ultrapassar 200 bilhões de dólares sob gestão.

Neste ano, o espaço passou a abranger quatro armazéns, perfazendo um quilômetro de extensão e ocupando uma área de 38 mil metros quadrados.

Além disso, o evento chegou também às periferias, gerando impacto social. O governo do Estado promoveu 12 atividades, voltadas para diversos grupos, como jovens estudantes e mulheres que vivem em comunidades.

*Com informações da Secom

Site FASE