Socioeducandos da Fase alcançam segundo lugar em disputa com 800 jovens empreendedores
Destinada à criação de startups, competição reuniu adolescentes de 73 instituições de Ensino
Publicação:

Socioeducandos atendidos pela unidade da Fase em Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, alcançaram o segundo lugar no projeto JA Startup. A iniciativa foi coordenada por uma ONG mundial de educação que estimula o empreendedorismo entre os jovens. A disputa reuniu mais de 800 participantes com o objetivo de criar startups que apresentem soluções inovadoras para as mais diversas áreas da sociedade.
O trabalho foi desenvolvido em conjunto pelo Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Novo Hamburgo (Case NH) e pela Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves, anexa à unidade. O projeto concorreu com outras 72 instituições de ensino, reunindo estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Estado.
A ideia da startup ‘Brownie´s Fênix 2.0’ teve como mentores cinco adolescentes do Ensino Médio. A empresa seria liderada por egressos da Fase, tendo como carro-chefe a produção de brownies. Parte do lucro teria como destino a produção de pães para doação à comunidade, ação que os adolescentes do Case NH já executam desde 2020.
Conforme a direção da unidade, o ótimo desempenho dos alunos é fruto da dedicação aos estudos e dos projetos pedagógicos liderados pela Fase e pela Escola Estadual Bento Gonçalves. Os trabalhos foram supervisionados pela agente socioeducadora do Case NH, Elveni Lunardi Toneto e pela Supervisora da escola, Mirian Alencastro.
Premiação
Os socioeducandos receberam ferramentas pedagógicas para a continuidade dos estudos. Entre os prêmios, está o acesso gratuito à plataforma Young Founders, que fornece um ambiente de apoio, capacitação e conexões com jovens que buscam crescimento pessoal e profissional.
O acesso ao Startup Garagem, do Tecnopuc, por sua vez, contemplou os três primeiros colocados. O programa é voltado a empreendedores que tenham um projeto inovador, de base tecnológica e com potencial de escala. O objetivo é que, ao final do programa, as equipes tenham seu modelo de negócio estruturado.
Metodologia
O programa JA Startup foi coordenada pela Junior Achievement Rio Grande do Sul, ONG mundial de educação que estimula o empreendedorismo de jovens. O projeto, realizado entre os dias 28 de setembro e 14 de novembro, foi aplicado em parceria com a Tecnopuc, o maior Parque Científico e Tecnológico do Brasil, e uma série de apoiadores.
Empreendedorismo
Durante o evento, os jovens assistiram recital de piano, conheceram diversos empresários, ouviram suas histórias de vida e saíram motivados. O planejamento é pela continuidade dos estudos a partir dos prêmios recebidos.
“Os adolescentes ficaram muito entusiasmados em conhecer personalidades de destaque do empreendedorismo, como o Sr. Jorge Gerdau Johannpeter. Em suas falas, as lideranças destacaram a importância de ‘sonhar’ e de correr atrás dos objetivos. Foi uma noite de muitos aprendizados para os jovens”, repercutiu o diretor do Case Novo Hamburgo, Eloi Spohr.