Representantes da FASE são empossadas no Conselho Estadual da Criança e do Adolescente
Ligada à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Cedica é composto por representantes de 22 órgãos ou instituições
Publicação:
O Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedica) empossou os novos conselheiros para o período de 2023-2025. O grupo é composto por representantes de 22 órgãos ou instituições, sendo que cada representação conta com um membro titular e um suplente. A Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE) seguirá sendo representada pela coordenadora de Saúde, Irene Boucinha.
Psicóloga, Irene ingressou no Cedica, em 2019, como suplente da FASE no colegiado. Dois anos depois, assumiu a titularidade. Ela destaca que a presença da Fundação ilustra o comprometimento da entidade com a garantia de direitos de crianças e adolescentes.
“Nossa presença no conselho também garante visibilidade nas questões que envolvem os adolescentes que cumprem medida socioeducativa na FASE. É mais um canal que temos para a divulgação das políticas públicas lideradas pela Fundação”, disse a coordenadora que atua na Diretoria Socioeducativa (DSE).
A suplente da FASE no Cedica será a assistente social Raquel Moura. A profissional integra a Coordenação de Formação Permanente/Núcleo de Treinamento, Estágios e Voluntários. A estrutura é ligada à diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC).
Presidência
O evento também foi marcado pela eleição da nova presidente do Cedica, indicada pelas organizações da sociedade civil. O nome escolhido foi de Simone Romanenco, da Sociedade Educação e Caridade (SEC). “É por meio das políticas públicas que se efetiva a valorização da vida. Vamos seguir trabalhando por liberdade, acesso aos direitos e vida digna”, refletiu.
A vice-presidência foi uma indicação governamental, que apresentou o nome de Juçara Vendrúsculo, chefe de divisão de atenção à criança e ao adolescente, da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). Os nomes foram aprovados por unanimidade entre os conselheiros.
Relevância social
O secretário da SJCDH, Mateus Wesp, destacou a relevância do conselho para a sociedade gaúcha. “Tenho certeza que os novos conselheiros farão uma boa gestão, sempre focando nos direitos das nossas crianças e adolescentes. As portas da nossa secretaria estão sempre abertas para o diálogo e a proposição de políticas públicas eficientes”, adiantou.
Realizado na evento Assembleia Legislativa, na terça-feira (30/05), a posse contou com a participação dos poderes judiciário e executivo, além de representantes da sociedade civil.
*Com informações da SJCDH