Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

RAPajador, projeto desenvolvido com jovens do Case e Casemi de Caxias do Sul, recebe menção honrosa no Prêmio Conciliar é Legal

Ação é coordenada pelo rapper Chiquinho Divilas, o acordeonista Rafael De Boni e o DJ Hood

Publicação:

Imagem ilustrativa
Unidades da Fase de Caxias do Sul receberam o projeto em 2022 - Foto: Breno Zen/RAPajador

O projeto RAPajador na Socioeducação: (R)ap, (A)dolescentes e (P)ajada irá receber nesta terça-feira, 28, em Brasília, a menção honrosa na Categoria Demandas Complexas ou Coletivas, do prêmio Conciliar é Legal, na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A ação foi realizada no ano passado no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e no Centro de Atendimento em Semiliberdade (Casemi) de Caxias do Sul, além, também, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

A iniciativa é coordenada pelo rapper Chiquinho Divilas, o acordeonista Rafael De Boni e o DJ Hood, e promove a democratização de acesso à cultura com necessidade emergencial de inclusão social, apropriando-se da arte como ferramenta para proporcionar novas visões de mundo, incentivando o crescimento através da produção de oficinas sobre culturas populares contemporâneas e produções artísticas inclusivas, que servem como ferramenta de conhecimento, provocando o senso crítico e a liberdade de expressão. 

O Prêmio Conciliar é Legal, identifica, premia, dissemina e estimula a realização de ações de modernização no âmbito do Poder Judiciário que estejam contribuindo para a aproximação das partes, a efetiva pacificação e, consequentemente, o aprimoramento da Justiça. A proposta da inscrição para o Prêmio Conciliar é Legal foi do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Caxias do Sul.

O projeto tem financiamento de Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural do Instituto Elisabetha Randon e Fundação Marcopolo.

Site FASE