Gre-Nal Solidário da Fase arrecada 340 quilos de tampinhas plásticas
Materiais estão sendo destinados a entidades filantrópicas em diversas regiões do Estado
Publicação:
A Fundação de Atendimento Socioeducativo promoveu ação social que arrecadou 340,5 kgs de tampinhas plásticas. Os materiais estão sendo entregues para entidades filantrópicas escolhidas pelas unidades da Fase em todo o Estado. O chamado ‘Gre-Nal Solidário’ foi um dos destaques da 4ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho Integrada (SIPAT), realizada entre os dias 21 e 25 de outubro.
As duas unidades que mais arrecadaram, receberam duas camisetas oficiais da dupla Gre-Nal para serem sorteadas entre os participantes da campanha. O Centro de Atendimento em Semiliberdade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, venceu pelo lado do Grêmio, enquanto Centro de Atendimento em Semiliberdade (Cas) de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, garantiu o primeiro lugar representando o Internacional. As unidades também haviam vencido a disputa no ano passado.
Os prêmios levaram em conta a proporcionalidade de doações e a quantidade de servidores de cada unidade. “A solidariedade é uma das principais marcas da Fase. Foi assim durante as enchentes de maio, por exemplo, e, agora, ganhou o reforço durante a SIPAT 2024”, pontou o presidente José Stédile. “O 'Gre-Nal Solidário' foi um grande sucesso, graças aos organizadores e, principalmente, a todos os servidores que colaboraram”, finalizou.
O Cas Caxias do Sul, que venceu representando o Grêmio, arrecadou 52,2 kgs de tampinhas o que, dentro das regras da disputa, corresponde a 2,58 kgs por pessoa. “A equipe da unidade se mobiliza muito nestas campanhas de arrecadação. Entre gremistas e colorados, os nossos servidores arrecadaram 113 quilos de tampinhas. Somos um time engajado”, comemorou a psicóloga Tamara Maciel. As tampinhas foram doadas, nesta quarta-feira (30/10) a duas entidades do município: Domus, que acolhe e ampara crianças e adolescentes com câncer na Serra Gaúcha, e a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer de Caxias do Sul (Aapecan).
“Ficamos muito felizes com o primeiro lugar, já que é resultado do trabalho conjunto de todos osservidores da unidade”, disse a diretora do Cas Uruguaiana, Vanessa Porto, lembrando que os servidores torcedores do Inter arrecadaram 69 kgs de tampinhas, sendo 6,3 kgs por pessoa. Os materiais foram doados, na última sexta-feira (25/10), para a Aapecan da Fronteira Oeste. “Foi um grande projeto da Fase e uma ótima oportunidade para contribuirmos com as instituições que fazem um belo trabalho em suas regiões”, completou a gestora.
A iniciativa foi coordenada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) em conjunto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) e parceria do Núcleo de Treinamento, Estágios e Voluntários (NTEV).
Imama-RS
Além das regionais do interior do Estado, a campanha também foi realizada entre os servidores que atuam nos espaços da Fundação em Porto Alegre e em Novo Hamburgo. As tampinhas arrecadas foram entregues, nesta quarta-feira (30/10), à diretora-geral do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama-RS), Rita Cunha, que agradeceu à Fase. Criada há 30 anos, a entidade trabalha na conscientização da sociedade gaúcha sobre a importância dos cuidados com a saúde mamária, enfatizando a necessidade da detecção precoce da doença.
As tampinhas serão pesadas e vendidas por quilo e o valor é revertido em fundos para o mantimento da causa defendida pelo Imama. Entre as ações, destacam-se a compra de perucas e de próteses mamárias. O instituto também recebe doações de cabelo para a confecção de perucas.
A campanha foi realizada, entre os dias 1º de agosto e 23 de outubro, junto aos servidores dos Centros de Atendimento Socioeducativos de Internação (Cases) e de Semiliberdade (Cas), no Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp) e na Sede Administrativa da Fase, em Porto Alegre.