Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Fase promove quinta edição do curso de formação em xadrez para servidores

Atividade dá sequência ao fomento e ampliação da modalidade em todas as frentes de trabalho

Publicação:

Imagem ilustrativa
Curso básico

Nos dias 15 e 22 de março, o Núcleo de Esportes, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce) realiza, com o apoio do Núcleo de Treinamento, Estágios e Voluntariado (NTEV), nova formação de xadrez para servidores, no auditório da Sede Administrativa.

No primeiro encontro será abordado o xadrez básico para aqueles que têm o interesse de aprender a modalidade, que já é parte da cultura das unidades da Fase. A formação será  ministrada pelos servidores Anderson Stenemann, Rogério Bergmann e Rubem Minozzo, e abordará aspectos históricos, curiosidades/evolução do jogo, apresentação das peças, seus significados, posicionamento no tabuleiro e movimentações possíveis, noções preliminares, valor comparativo das peças e regras de conduta, movimentos iniciais, aberturas (conceitos fundamentais), mate, xeque-mate, movimentos extraordinários e empate, finalizando com a prática.

No segundo encontro será a vez dos iniciados/avançados na modalidade, sob o comando do árbitro da Confederação Brasileira de Xadrez, que desenvolve voluntariamente a oficina de xadrez no Case Padre Cacique, Márcio Bidigaray, aprofundarem os conhecimentos sobre modalidades de tempo, uso do relógio, tática x estratégia, aberturas, peão do rei, peão da dama, finais, dama, peões, torre, bispo e cavalo. A atividade será finalizada com um minitorneio (prática).

Esta é a quinta formação para servidores promovida pela Fase, dando sequência ao fomento e ampliação do atendimento da modalidade em todas as frentes de trabalho. A expectativa é que aproximadamente 60 servidores de todas as unidades de internação, semiliberdade e do Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp) participem. 

Em julho, o Nelce realiza o 4º Torneio Estadual de Xadrez da Fase, no município de Santa Maria.

Curso avançado

Site FASE