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Escola anexa à Fase tem projeto destacado em Livro sobre Boas Práticas Pedagógicas

Organizada pela Assembleia Legislativa, publicação reúne 69 projetos que promovem a valorização da Escola Pública no RS

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Escola anexa à Fase tem projeto destacado em Livro sobre Boas Práticas Pedagógicas - Foto: Divulgação Fase
Por Saul Teixeira - Ascom Fase

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa lançou o caderno 'Boas Práticas Pedagógicas da Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Sul'. A publicação conta com artigo assinado pela diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire. A instituição de ensino atende aos socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Passo Fundo (Case).

O material da Assembleia Legislativa tem como objetivo salientar as ações realizadas em todo o Estado visando a valorização da Escola Pública e o seu compromisso com o conhecimento, a cultura, a inclusão, a cidadania e a democracia. Os projetos abordam temas como aprendizagem, gestão, formação, diversidade, cultura e tecnologia.

O artigo assinado pela diretora Ivonete Lemos apresenta o ‘Projeto de Formação dos Socioeducandos: seguindo em frente’. O texto aborda parte das rotinas da escola, além de tratar sobre o perfil dos adolescentes e traçar semelhanças e diferenças com a chamada escola regular.

“As escolas que atendem aos adolescentes em conflito com a lei precisam ser especiais, não para mais um estigma, mas para considerar todas as peculiaridades que a passagem pelo sistema socioeducativo impõe”, refletiu. Implantado pela diretora em 2006, o projeto atende diretrizes do Programa de Execução de Medidas Socioeducativas de Internação e Semiliberdade do Rio Grande do Sul (Pemseis).

Leia aqui - Caderno Boas Práticas Pedagógicas da Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Sul

A escola atende adolescentes oriundos de 143 municípios na área de abrangência da unidade. Em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), cada unidade da Fase é atendida por uma escola estadual exclusiva.

“Nosso projeto busca ajudar na reinserção dos adolescentes após o cumprimento da medida socioeducativa. A socioeducação trabalha para que os jovens se tornem indivíduos melhores e possam exercer sua liberdade com responsabilidade”, completou.

A publicação traz 69 projetos de trabalho, selecionados para a 1ª Mostra das Boas Práticas da Escola Pública do RS realizada em 2019 pela Comissão de Educação. 

Caderno é uma iniciativa da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia - Foto: Divulgação Fase

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Além do caderno, o trabalho também originou exposição no térreo da Assembleia Legislativa, entre os dias 23 e 27 de outubro.

Foram expostos dez banners que destacam o protagonismo de professores, alunos e comunidades escolares à frente das ações que são referência no estado.

A comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa é presidida pela deputada Sofia Cavedon.

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