Torneio Estadual de Tênis de Mesa da Fase é realizado em Caxias do Sul
Reunindo socioeducandos de diversas regiões do Estado, evento integra calendário de interiorização da fundação
Publicação:

Dentro da proposta de descentralizar as ações e promover o esporte como ferramenta de ressocialização, a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) promoveu o 2° Torneio Estadual de Tênis de Mesa, em Caxias do Sul.
Organizada pelo Núcleo de Esporte, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce), a atividade pertence ao calendário anual da Coordenação Pedagógica da fundação. A competição contou com a participação de 23 jovens de 12 unidades socioeducativas.
Presidente da Fase, José Stédile frisou que o esporte, o lazer, a cultura e a profissionalização são instrumentos fundamentais no processo socioeducativo. “São ferramentas na construção da cidadania, além de promover valores como a disciplina, a tolerância e a liderança”, discursou, agradecendo pelos apoios e parcerias recebidos para a realização do evento.

Representando a diretoria Socioeducativa da Fase, a coordenadora Pedagógica, Clarissa Quadros, salientou o caráter de “interiorização” do evento, adiantando que outras atividades e competições serão realizadas ao longo do ano tendo unidades no interior como anfitriãs.
Em 2020, a Fase realizou o primeiro torneio piloto da modalidade, reunindo unidades de Porto Alegre, Novo Hamburgo e Caxias do Sul. Em 2022 ocorreu a primeira edição do torneio em caráter estadual. Desde então, a disputa conta com socioeducandos de todas as unidades de Internação e Semiliberdade do Estado.
“O tênis de mesa é uma das modalidades mais praticadas na Fase. Não apenas competitivamente, mas também como lazer e oficinas. Agradecemos a todos os colegas pelo envolvimento na organização e a todos os participantes pela disputa limpa que realizaram”, pontuou o chefe do Nelce, Pedro Falkenbach Júnior.

Parceria
A atividade foi desenvolvida em parceria com a Academia de Tênis de Mesa de Caxias do Sul (ACP). A entidade emprestou placares, redes, raquetes, bolinhas e organizou as regras da disputa.
A ACP marcou presença com o diretor técnico da Federação de Tênis de Mesa do Rio Grande do Sul e sócio-proprietário da entidade, Alexon Piccolin, e com o sócio Ilton de Almeida Gardelin.

A arbitragem da competição, por sua vez, contou com o trabalho de socioeducadores de Caxias do Sul, POA 1 e Semiliberdade de Porto Alegre.
Premiação
A premiação contemplou os seis primeiros colocados, sendo que o vencedor, além de medalhas, foi agraciado com troféu.
Jovens das unidades:
1º colocado: Case Pelotas
2º colocado: Case POA 1
3º colocado: Case POA 1
4º colocado: Case Padre Cacique (PC)
5º colocado: Case Pelotas
6º colocado: Case Caxias

Presenças
O evento, realizado na quarta-feira (03/05), teve como anfitriões o diretor do Centro de Atendimento Socioeducativo de Caxias do Sul (Case), José Luiz Plein Filho, e a diretora do Centro de Atendimento em Semiliberdade de Caxias de Caxias do Sul (CAS), Alexandra Bittencourt.

Também presentes o ex-presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Caxias do Sul, Luiz Raimundo Tomazzoni, além da diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire, Thaís Enara Velho.
O evento reuniu socioeducandos de 12 unidades:
Case POA 1
Case Pelotas
Case Caxias do Sul
Semiliberdade Caxias do Sul
Case Passo Fundo
Case Uruguaiana
Semiliberdade Uruguaiana
Case Novo Hamburgo
Case Santa Maria
Case Santo Ângelo
Case Padre Cacique (PC)
Centro de Comunidade Socioeducativa (CSE)
Localização
A disputa foi realizada no Centro Municipal de Esporte e Lazer Joel Bastos de Souza, conhecido popularmente como Ginásio Enxutão.

O espaço foi cedido pela prefeitura de Caxias do Sul — por meio da Secretaria do Esporte e Lazer — que também forneceu as mesas para a competição.