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Escola que atende jovens da Fase inaugura Sala de Recursos Multifuncionais

Novo espaço voltado à inclusão já contempla 30 socioeducandos na Escola Tom Jobim, em Porto Alegre

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Tom Jobim foi a primeira escola anexa à Fase contemplada com a estrutura - Foto: Saul Teixeira/Ascom Fase
Por Saul Teixeira/Ascom Fase

A Escola Estadual de Ensino Médio Tom Jobim, que atende unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), em Porto Alegre, completou 26 anos de serviços prestados à socioeducação. Para celebrar a data, a direção inaugurou, na segunda-feira (16/6), a Sala de Recursos Multifuncionais. O espaço já está em funcionamento desde fevereiro, tendo contemplado 30 adolescentes no primeiro semestre.

Destinada a estudantes com deficiência, transtornos do espectro autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação, a sala tem como objetivo oferecer atendimento educacional especializado. A proposta é garantir o pleno desenvolvimento e a participação ativa desses alunos nas atividades escolares.

A sala é mais uma ferramenta que reafirma a nossa luta por uma educação de qualidade e por igualdade de oportunidades, mesmo dentro do contexto de privação de liberdade. A escola é a ponte entre um presente difícil e um futuro possível”, refletiu a diretora Nara Henrique Mendes.

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Destinada ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala ocupa um dos espaços da escola, anexa ao Ceconp - Foto: Saul Teixeira/Ascom Fase
Voltada ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), a sala ocupa um dos espaços da escola, anexa ao Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp). O ambiente conta com mobiliário adaptado, materiais pedagógicos acessíveis e recursos de tecnologia assistiva. A Tom Jobim foi a primeira escola vinculada à Fase a receber a estrutura, que é disponibilizada pela Secretaria da Educação (Seduc).

Dentro da sala, entregamos as ferramentas para que os jovens potencializem o seu aprendizado em sala de aula. Desde o início dos atendimentos, três adolescentes que tinham muitas dificuldades encontram-se em processo adiantado de alfabetização”, contou a professora responsável pelo espaço, Silvana Carvalho. A educadora destacou que o atendimento também está à disposição dos professores que atuam diariamente junto aos alunos.

Presente na atividade, o presidente da Fase, José Stédile valorizou o novo espaço e destacou a importância do trabalho conjunto com a Seduc. “A educação é o principal instrumento de transformação. A Tom Jobim é uma referência nacional em matéria de ensino aliado à socioeducação”, refletiu.

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Silvana Carvalho é a professora responsável pelo novo espaço; ao lado a diretora Nara Mendes - Foto: Saul Teixeira/Ascom Fase
A Seduc esteve representada pela assessora pedagógica de Educação Especial da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Sílvia Schmidt. A profissional reafirmou a importância do novo espaço para a promoção da inclusão educacional e parabenizou toda a equipe pelos 26 anos da escola. “Com certeza, a sala de recursos fará ainda mais diferença na vida dos estudantes”, resumiu, lembrando que atualmente cerca de 70 escolas de Porto Alegre contam com o espaço.

Também presentes na atividade, a diretora Socioeducativa da Fase, Kelly Souza, a diretora Administrativa, Simei Pilotti, a diretora do Ceconp, Josiane Mônaco, a chefe do Núcleo de Escolarização, Jamille Cordeiro, socioeducandos (as) de Porto Alegre, além do corpo diretivo e de funcionários da Tom Jobim e do Ceconp.

Atendimento integral

Além da Tom Jobim, a Sala de Recursos Multifuncionais também foi instalada, nesta terça-feira (17/6), na Escola Estadual de Ensino Médio Senador Pasqualini, que atende outra parcela de jovens atendidos pela Fase na capital.

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Professora Silvana Carvalho também está atuando na sala localizada no Case PC - Foto: Divulgação Fase
Localizada na biblioteca do Centro de Atendimento Socioeducativo Padre Cacique (Case PC), inicialmente, o espaço atenderá adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa sem a possibilidade de atividades externas.

Os professores da sala de aula regular serão responsáveis por preencher um formulário indicando as necessidades específicas dos alunos, que será encaminhado à professora responsável pela sala de recursos para análise e encaminhamentos pedagógicos.

Site FASE