Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

SSPS apresenta série de reportagens sobre ações sustentáveis nos sistemas penal e socioeducativo

Publicação:

Imagem ilustrativa
Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho - Foto: Divulgação SSPS/FASE
Por Ascom SSPS

De 5 a 9 de junho é celebrada a Semana Mundial do Meio Ambiente, período em que temas ligados à área são debatidos com objetivo de incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil. 

Diante da relevância do assunto, instituições buscam aprofundar o olhar sobre projetos em andamento, assim como incentivar novas condutas. No âmbito da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), que tem como vinculadas a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE), diversas ações são coordenadas pelas unidades prisionais e socioeducativas com objetivo de criar um ambiente institucional mais sustentável e consciente.  

Os projetos desenvolvidos vão desde a coleta de tampinhas, a separação adequada de lixo e o recolhimento de óleo de cozinha até a reciclagem de lixo eletrônico. Em todos os casos há o envolvimento de servidores, apenados e socioeducandos. “Sabemos da importância de estimular esses projetos, fortalecendo entre todos o compromisso com o meio meio ambiente.

Para isso, contamos com a organização das equipes das unidades e com diversos parceiros, que tornam as iniciativas em ambos os sistemas cada vez mais efetivas”, disse o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana.   

Com objetivo de divulgar esses projetos, a SSPS irá publicar ao longo da semana algumas das principais ações realizadas pelas vinculadas. Para acompanhar, basta acessar o site da SSPS (www.ssps.rs.gov.br), da Fase (www.fase.rs.gov.br), da Susepe (www.susepe.rs.gov.br) e redes sociais. 

Sobre o dia mundial do meio ambiente 

Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, que aconteceu entre 5 e 16 de junho de 1972. 

A proposta desta data é chamar a atenção de todos os governos mundiais e da população sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente. 

Site FASE