Socioeducandos do Case Santa Maria/Escola Humberto de Campos são premiados em concurso da 8° CRE
Oficinas de podcast e de criação garantiram primeiro e segundo lugar em uma das categorias
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Na última terça-feira, 7, o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santa Maria e a Escola Estadual Humberto de Campos conquistaram primeiro e segundo lugar na Mostra Científica, Cultural e Tecnológica STEAM PARTY 2021, promovida pela 8° Coordenadoria Regional de Educação (CRE), na categoria Ensino Médio, Cursos Normais, Técnicos e EJA.
O concurso visa incentivar o empreendedorismo, a inovação, a criatividade e o protagonismo dos jovens a partir da apresentação de trabalhos e projetos realizados com base nos preceitos da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Gaúcho (RCG).
A cerimônia, transmitida virtualmente, premiou seis socioeducandos. Três dos adolescentes classificaram-se em primeiro lugar com o projeto Escola Podcast, que nasceu com o objetivo de diversificar a formação escolar dos alunos vinculados à escola. A oficina é executada com pesquisa, elaboração, roteirização, edição, produção e divulgação de podcasts, que são veiculados nos intervalos das aulas através do equipamento instalado nos corredores do espaço escolar, e executada pelos professores Tainá Severo Valenzuela e Luciano Avancini. “Ser professor é muito mais que uma sala cheia, é muito mais que conteúdos, muito mais que teorias. É entender a vida de cada um, é acessar seus universos e tentar contribuir para uma vida em sociedade mais equilibrada, é uma existência mais feliz e cidadã”, ressaltou Tainá.
Além disso, a proposta permite aos alunos uma alternativa de formação que amplie seus horizontes profissionais após o período de cumprimento da medida socioeducativa.
Outros três adolescentes ficaram em segundo lugar da mesma categoria, desta vez com o projeto Oficina de Criação: narrativas, trajetórias e experiências. Ministrada pelos professores Lidiane Braz e Deivide Millani, a atividade incentiva o processo aberto de aprendizagem e uma construção coletiva que parte da escuta e de experiências compartilhadas, tecer fios entre a escuta e as singularidades de cada estudante, para assim, abordar temáticas transversais e atuais, estabelecendo ações reflexivas nos alunos participantes. A iniciativa busca estimular diferentes formas de expressão, produções livres e criativas, enriquecimento curricular, proporcionar autonomia e ampliar a percepção de mundo, de vida e de sociedade. “Para mim ganhamos todos. Nunca foi uma corrida pelo primeiro lugar, e sim, uma oportunidade de mostrar a potência que existe e resiste nesta escola todos os dias. E assim, mostramos nosso afeto e potencial existente”, concluiu Lidiane.