Socioeducandos da Fase concluem Ensino Fundamental na Região Norte
Em parceria com a Secretaria da Educação (SEDUC), cada unidade da Fundação é atendida por uma escola estadual
Publicação:

Nove adolescentes atendidos pelo Centro de Atendimento Socioeducativo de Passo Fundo (Case) concluíram o Ensino Fundamental recentemente. A cerimônia ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire, que atende aos socioeducandos da unidade. A atuação da Fase no ambiente escolar garante diretrizes pedagógicas ao propósito da reintegração social.
A instituição de ensino funciona anexa ao Case, sendo que cada unidade da Fundação é atendida por uma escola estadual administrada pela Secretaria da Educação (Seduc). Com o propósito de também estimular o senso crítico dos jovens e estimular as habilidade individuais, a escola promove atividades teóricas e práticas.
A comunidade escolar destaca que a cooperação entre o Case, a escola e a sociedade, contribui para que os jovens sejam protagonistas de suas próprias histórias. “É um momento muito importante para todos nós, que atuamos no sistema socioeducativo. A entrega dos certificados é o fechamento de um grande e importante ciclo. A formatura é uma grande conquista para os socioeducandos”, destacou a analista pedagoga do Case, Karin Schappo.
Os estudantes contemplados pela modalidade de ensino conhecida como EJA (Educação de Jovens e Adultos), produziram os próprios porta retratos que foram entregues aos familiares. Entre outras ações desenvolvidas no último período, destacam-se as oficinas de Produção Textual, Desenho Livre e até o projeto Rádio Força Jovem.
Visão de mundo
Diretora da EEEM Paulo Freire, Ivonete Lemos salientou que o trabalho busca garantir aos jovens uma metodologia de ensino inovadora e contemporânea. A educadora também ressaltou o papel da escola na trajetória de vida de cada socioeducando.
“A escola é ferramenta para a construção de novos conhecimentos e habilidades. São potencialidades que eles desenvolvem no período escolar e que podem serão aprofundados no convívio com a sociedade”, projetou.
Também presentes, na formatura ocorrida em 11 de julho, a coordenadora pedagógica da escola, Analice Poleto, representantes da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), bem como professores, socioeducadores, equipe técnica e familiares dos formandos.