Formatura marca conquista educacional de jovens da Fase
Conclusão do Ensino Fundamental é mais um passo importante no processo de ressocialização
Publicação:

Adolescentes e jovens adultos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) concluíram mais uma etapa escolar com a formatura no Ensino Fundamental referente ao primeiro semestre de 2025. As cerimônias foram concluídas, nesta segunda-feira (4/8), contemplando 41 jovens, na modalidade de ensino conhecida como Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc), cada unidade da Fase é atendida por uma escola estadual exclusiva, garantindo o acesso à escolarização formal em todas as oito regionais de atuação da Fundação.
“A educação é um dos principais eixos da política socioeducativa e desempenha um papel fundamental na construção de novos projetos de vida e na efetiva ressocialização dos adolescentes”, pontuou o presidente da Fase, José Stédile.
“Fiquei um tempo longe da escola e voltei a estudar quando entrei na Fase”, relatou um socioeducando de 17 anos atendido pelo Centro de Internação Provisória Carlos Santos (CIPCS), em Porto Alegre. Quando era mais novo, sonhava em ser atleta, mas hoje penso em ser policial. A escola pode me ajudar a ter uma profissão, por isso quero seguir focando nos estudos”, completou.
Saiba mais
A articulação entre escola e medida socioeducativa é mediada por técnicos em educação e pedagogos da Fase, responsáveis por integrar o trabalho pedagógico das instituições escolares ao cotidiano dos adolescentes atendidos.
As instituições de ensino funcionam anexas ao estabelecimento, promovendo atividades teóricas e práticas, com o propósito de estimular o senso crítico e as habilidades individuais dos jovens.

Confira o número de formandos por escola/unidade:
a) Escola de Ensino Médio Tom Jobim (Porto Alegre)
Unidades: Comunidade Socioeducativa (CSE), Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef), Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Porto Alegre (Case POA 2) e Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp)
Datas das formaturas: 21, 22 e 23/7
Número de formandos: 10
b) Escola Estadual de Ensino Médio Senador Pasqualini (Porto Alegre)
Unidades: Centro de Internação Provisória Carlos Santos (CIPCS) e Centro de Atendimento Socieducativo Padre Cacique (Case PC)
Datas das formaturas: 23/7 (CIPCS) e 4/8 (PC)
Número de formandos: 12
c) Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves (Novo Hamburgo)
Unidade: Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Novo Hamburgo (Case NH)
Data das formatura: 23/7
Número de formandos: oito
d) Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire (Caxias do Sul)
Case Caxias do Sul
Data da formatura: 16/7
Número de formandos: cinco
e) Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire (Passo Fundo)
Unidade: Case Passo Fundo
Data da formatura: 22/7
Número de formados: dois
f) Escola Estadual de Ensino Médio Herbert de Souza (Santo Ângelo)
Unidade: Case Santo Ângelo
Data da formatura: 23/7
Número de formandos: quatro