Projeto Maquiarte é lançado no Casef
A iniciativa busca trabalhar a autoestima e a capacitação profissional de jovens em cumprimento de medida socioeducativa
Publicação:

Com o objetivo de incentivar a valorização pessoal e a inclusão social por meio da maquiagem, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), através do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca), em parceria com o Ministério Público Estadual, lançou, na terça-feira (22/7), o projeto Maquiarte. A iniciativa é destinada às jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef) da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), em Porto Alegre.
Conduzida pela maquiadora profissional e professora do Sistema de Ensino Gaúcho (Seg Porto Alegre) Vitória Garré, a primeira aula da capacitação abordou conteúdos relacionados à introdução à maquiagem, aos cuidados com a pele, às técnicas de maquiagem básica, à maquiagem profissional, entre outros.
O projeto está disponibilizando 20 vagas, em contraturno escolar, com total de seis horas. Todo material necessário para as atividades também está sendo oferecido.

Para a promotora responsável pela 3ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre, Carla Carrion Frós, o papel do Ministério Público e do Promotor de Justiça vai além do papel de fiscalizar o cumprimento das medida socioeducativas. “Uma grande preocupação que nós temos é que vocês se ocupem durante o período em que estiverem aqui, tenham acesso aos cursos profissionalizantes e saiam daqui diferentes do que entraram”, completou.
Ao agradecer à Defensoria Pública e ao Ministério Público pela promoção da atividade, a coordenadora pedagógica da Fase, Karine Hentges, ressaltou que a gestão está à disposição para colaborar com a iniciativa.
Entre os presentes na abertura, estiveram também a diretora do Casef, Helena Dani, a representante da Diretoria Socioeducativa Janaína Florença, além de servidores e socioeducandas.
*Revisão Jéssica Britto/Ascom SSPS