Projeto de horta escolar contempla jovens da Fase em Porto Alegre
A iniciativa é um desdobramento do Programa Saúde na Escola (PSE), e tem como meta ser ampliada para outras unidades
Publicação:

A Escola Estadual de Ensino Médio Senador Pasqualini, que atende adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo, em Porto Alegre, lançou o projeto “Horta na Escola: Plantando Sementes para a Educação Ambiental”. A ação surge através do trabalho da diretoria Socioeducativa (DSE), por meio da coordenação Pedagógica e da coordenação de Saúde. A iniciativa é um desdobramento do Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Educação, e tem como meta ser ampliada para outras unidades.
A horta está instalada no Centro de Internação Provisória Carlos Santos (CIPCS) e complementa as aulas de Ciências e Biologia, envolvendo 30 jovens — quase a ocupação atual da unidade. A escola mobilizou professores, organizou um espaço interno e, junto aos adolescentes, iniciou o plantio de chás e temperos, como manjericão, alecrim, hortelã, lavanda e melissa.
“Gosto de mexer com a terra. A horta também me lembra da minha avó, que plantava couve, alface e frutos”, relatou um estudante de 18 anos e atendido pela Fase há 60 dias. Outro jovem, de 17 anos, destacou a “sensação” ofertada pelo projeto que é destinado aos alunos do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental. “Quando estamos em contato com a horta nos sentimentos mais livres, o tempo passa mais rápido”, refletiu.
A ação está alinhada à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), reforçando o potencial das práticas sustentáveis na promoção da saúde integral e na ressocialização dos jovens. “É um projeto rico em recursos humanos, liderado pelos nossos professores e pela equipe da Fase. O fato de ser uma iniciativa também ligada à saúde, torna o projeto ainda mais grandioso”, contextualizou a diretora da Escola Senador Pasqualini, Patrícia Debortoli.