Programa POD Socioeducativo pauta reunião entre equipes da Fase e do CIEE
Técnicos trataram sobre as ações em andamento e iniciaram planejamento para o próximo triênio
Publicação:

Com a presença de servidores de todo o Estado, a Fundação de Atendimento Socioeducativo participou de atividade que debateu as ações em andamento e projetou as próximas atividades do POD Socioeducativo. O Programa de Oportunidades e Direitos Socioeducativo é destinado aos egressos da Fase.
Coordenado pela Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), a iniciativa atua no acesso aos direitos de adolescentes e jovens egressos de medida socioeducativa. O objetivo é promover oportunidades de reinserção social e escolar, além de estimular o ingresso na profissionalização.
O POD Socioeducativo é gerido desde 2018 pelo Centro de Integração Empresa Escola do RS (CIEEE-RS). Os presentes destacaram a importância do alinhamento entre as equipes técnicas da Fase e da entidade.
“A troca de experiências é sempre riquíssima, pois possibilita termos novas ideias no atendimento e na capacitação dos adolescentes”, destacou o técnico do CIEEE, Tiago Jaques. Ele é coordenador do lote 2 do POD Socieducativo, que engloba as unidades de internação e de semiliberdade da Fase no interior do Estado.

Planejamento
Também em pauta a construção do Plano de Trabalho para os próximos três anos, como destaca a coordenadora do lote 1 do programa. “Foi um importante momento de troca de experiências, apresentação de casos de sucesso e também de reflexão”, disse Melania Lisiak. A técnica do CIEE é responsável pelo trabalho junto às unidades da Fase na Capital e Região na Metropolitana.
Também presentes, na atividade ocorrida na sede do CIEEE, na sexta-feira (20/10), em Porto Alegre, a equipe de Políticas Socioeducativas da SSPS, liderada pela diretora Gabriela Cruz.
Núcleo de egressos
Dentro da Diretoria Socioeducativa (DSE), a Fase conta com o Núcleo de Acompanhamento de Egressos e de Procedimentos Restaurativos. O NAEPR oportuniza articulação e integração entre os profissionais dos Centros de Atendimento e a equipe do CIEE/POD ─ Programa de Oportunidade e Direitos (POD Socioeducativo).
Conforme a chefia do Núcleo de Egressos da Fase, Márcia Nunes, o POD busca reduzir a reincidência infracional e promover a segurança pública cidadã na perspectiva da construção de uma cultura de paz.
“Atualmente, 74% dos jovens que saem da Fundação aderem ao POD Socioeducativo. Daqueles que participam do programa, 92% não reincidem no cometimento de atos infracionais”, disse.
O POD é executado por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, Assistente Social, Pedagogo, Educador Social, entre outros.