Socioeducandos da Fase participam da maior competição científica do Brasil
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) reuniu mais de 900 mil estudantes em sua segunda etapa
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Doze socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) participaram da 2ª etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), integrando um universo de 900 mil alunos de todo o Brasil. Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a iniciativa busca promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.
Composta por seis questões discursivas, a prova foi aplicada no último sábado (19/10), contemplando adolescentes e jovens adultos de quatro regionais da Fase: Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas e Uruguaiana. Considerada a maior competição científica do país, o evento contou com jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Porto Alegre 2 (Case POA 2), do Centro de Atendimento Socioeducativo Padre Cacique (Case PC), do Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Santa Maria, do Case Pelotas e do Case Uruguaiana.
Os socioeducandos de Porto Alegre e Santa Maria realizaram as provas nas próprias unidades de internação. Em Pelotas e Uruguaiana, os jovens, que cumprem medida de internação com Possibilidade de Atividade Externa (ICPAE) prestaram o exame no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense (IFSul) e no Instituto Estadual Romaguera Corrêa, respectivamente.
“Eu tento ‘me puxar’ bastante nas aulas de matemática para aprender coisas novas e seguir em frente”, disse um jovem de 17 anos, atendido pelo Case Santa Maria e estudante do 1º ano na Escola Estadual de Ensino Médio Humberto de Campos. Sobre a relevância da disciplina no dia a dia, ele adianta que se dedicará para que os “números” façam parte também da sua vida profissional. “Espero trabalhar na construção civil, ser engenheiro algo assim”, concluiu.
Promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), a competição também contribui para estimular o estudo da disciplina e identificar jovens talentos na “ciência dos números”. Em pouco mais de uma década, a OBMEP alcançou quase 18 milhões de alunos e mais de 47 mil escolas, tornando-se a maior olimpíada estudantil do mundo.
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A edição deste ano registrou recorde de instituições de ensino participantes (56.516), localizadas em 5.564 municípios, o que corresponde a 99,9% das cidades brasileiras. Neste ano, a primeira etapa, realizada em 4 de junho, reuniu 18,5 milhões de alunos de todas as regiões do país.
“É fundamental a participação dos adolescentes nesse projeto que é referência nacional desde 2005. Além de estimular e promover o estudo da matemática, a olimpíada também garante novas experiências aos jovens e ajuda na promoção da inclusão social, por meio da difusão do conhecimento”, comemorou a chefe do Núcleo de Escolarização da Fase, Jamille Cordeiro.
A OBMEP 2024 premiará os estudantes com 8.450 medalhas nacionais, sendo, 650 de ouro; 1.950, de prata; e 5.850, bronze, além de 50 mil menções honrosas pela participação na disputa. A iniciativa ainda terá 20,5 mil medalhistas estaduais. A divulgação de todos os premiados ocorrerá em 20 de dezembro deste ano.