Mais de 100 socioeducandos da Fase participam do Encceja PPL
Provas foram realizadas em dois dias nas unidades da Capital e Interior
Publicação:

Nos dias 13 e 14 de outubro, os adolescentes e jovens adultos em execução de medida socioeducativa privativa de liberdade na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) participaram do Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens a Adultos (ENCCEJA). Este exame é uma avaliação para aferição de competências, habilidades e saberes de nível de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio.
Cerca de 127 adolescentes e jovens adultos participaram nos dois dias em todas as unidades da Fase na Capital e Interior. Para os adolescentes, a participação no Encceja é uma possibilidade de avanço na escolarização. “Sabemos que muitos possuem considerável distorção idade/série, por isso da importância. Na avaliação da Coordenação Pedagógica da Fase, as provas aconteceram dentro da expectativa, contando com a participação de um número considerável de jovens, e com o engajamento das pedagogas e das escolas que atendem as unidades”, disse a coordenadora pedagógica da Diretoria Socioeducativa (DSE), Clarissa Quadros.
O Inep realiza edições específicas dos exames para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, que inclua privação de liberdade, com regras complementares e prazos para adesão, inscrição e aplicação próprios.