Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Jovens atendidas pela Fase concluem curso de maquiagem

Formação foi promovida pela Defensoria Pública do Estado e pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul

Publicação:

CAPA
Presentes destacaram as oportunidades geradas pelo curso - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase
Por Saul Teixeira - Ascom Fase

Elevar a autoestima das jovens que cumprem medida socioeducativa e ofertar às adolescentes ferramenta profissionalizante na área da estética. O projeto Maquiarte teve a conclusão, na quarta-feira (27/09), contemplando oito socioeducandas do Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef) da Fase.

Durante a atividade de encerramento, as adolescentes demonstraram na prática as técnicas aprendidas ao longo das cinco aulas ministradas pela Consultora de Beleza da Mary Kay, Lisiane Gonçalves. Iniciado no mês de agosto, o curso foi marcado por técnicas profissionais para maquiagem, além de informações sobre os produtos comercializados pela marca de cosméticos.

Na atividade também foi definida a aluna destaque do curso, que recebeu um kit profissional e o cadastro como revendedora da Mary Kay. “Aprendi várias técnicas de maquiagem e dicas também de marketing. Agradeço muito pela oportunidade mesmo estando no 'sistema' (privada de liberdade)", disse a socioeducanda. "Foi uma experiência incrível e espero que seja apenas o começo de uma nova vida. É a chance para ter um futuro melhor", completou. 

Entre os critérios para a escolha, esteve a avaliação prévia das aulas, as técnicas aplicadas e o conhecimento sobre os produtos. Na mesma oportunidade, foram tiradas fotografias das jovens para organização de seus currículos.

Presentes a defensora pública Paula Simões Dutra de Oliveira, a promotora de Justiça Carla Carrion Frós, responsável pela 3ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, além da promotora Cristiane Corrales, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude (CAOEIJ) do Ministério Público.

As representantes das entidades presentes destacaram as oportunidades geradas pelo curso. Salientaram a importância da "capacitação profissional" para o futuro das jovens e, consequentemente, a oportunidade de "independência financeira" após o cumprimento da medida socioeducativa. 

Aposta no futuro

A avaliação dos resultados foi realizada pela própria consultora ministrante, que esteve acompanhada de três outras profissionais da Mary Kay: Júlia Donelli Schultz, Diretora de Vendas, Rose Aguiar, Diretora Nacional de Vendas, e Leticia Ramos Cirne, maquiadora profissional.

O presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo, José Stédile, destacou o caráter profissionalizante da iniciativa. “São as pequenas conquistas que nos levam a realizar grandes sonhos. Parabéns a todas por esse passo gigante rumo ao futuro”, disse, agradecendo às entidades que promoveram a formação.

A conclusão do curso teve como anfitriões a diretora em exercício do Casef, Nadia Ladwig e o assistente de direção, Roque Della Mea. As aulas foram ministradas na própria unidade feminina da Fase, localizada no complexo da Fundação da Vila Cruzeiro, Zona Sul de Porto Alegre.

Saiba mais

O projeto foi promovido pela Defensoria Pública do RS (DPE/RS), a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do RS (Adpergs), o Ministério Público do RS (MPRS) e a Associação do Ministério Público do RS (AMP/RS).

A Adpergs colaborou com valores na aquisição dos kits que as adolescentes utilizarão no curso. 

* Com informações da Ascom DPE/RS

Site FASE