Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Fase empossa nova diretora no Centro de Atendimento em Semiliberdade de Uruguaiana

Profissional é servidora do quadro de analistas da Fundação desde 2013 e já foi diretora do Case e do próprio Casemi

Publicação:

Vanessa Porto
Servidora da Fase desde 2013, Vanessa Porto é analista pedagoga e já liderou as duas unidades da Fronteira Oeste - Foto: Giuliano da Silva/divulgação Fase
Por Saul Teixeira - Ascom Fase

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) conta com uma nova diretora na unidade de semiliberdade da Fronteira Oeste. A pedagoga Vanessa Porto iniciou o trabalho à frente do Centro de Atendimento em Semiliberdade de Uruguaiana (Casemi). A nomeação foi publicada no dia 22 de julho no Diário Oficial do Estado (DOE).

Servidora do quadro de analistas da Fase desde 2013, a profissional também atuou como diretora no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Uruguaiana (Case) entre os anos de 2018 e 2019. Na ocasião, teve a gestão marcada pela realização de parcerias e ações conjuntas com entidades e órgãos ligados à segurança pública e a Justiça Juvenil. Outro destaque da gestão, avalia ela, foi a revitalização da “Mini Fazenda”, que apostava na profissionalização de jovens com atividades relacionadas ao segmento agropecuário. Em 2023, voltou a atuar na unidade, desta vez, como analista pedagoga.

Em 2021, liderou a equipe responsável pela instalação da unidade de semiliberdade orgânica de Uruguaiana e foi empossada como a primeira diretora. Desde então, é responsável pelas ações pedagógicas com foco na ressocialização dos adolescentes. As oficinas de Massas, Marcenaria e Ações Culturais estão entre os projetos de maior destaque do calendário anual de atividades. A semiliberdade da Fronteira Oeste tem capacidade para receber até 10 adolescentes e atende oito municípios da região.

Agradeço a todos os colegas pelos anos de trabalho e pelos desafios superados de maneira coletiva. A nomeação para o cargo de diretora é mais uma motivação para seguirmos trabalhando pela qualificação da socioeducação na região da fronteira”, disse Vanessa Porto. “Agradeço a gestão da Fase pela confiança e assumo o novo desafio com muito entusiasmo e responsabilidade”, completou.

Em nome da direção-geral, o presidente José Stédile desejou sorte e sucesso à nova gestora. Destacou também que a experiência da profissional serve como importante credencial para o novo desafio.

Site FASE