Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Fase consolida presença no Conselho Estadual da Criança e do Adolescente para a gestão 2025-2027

Ligado à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Cedica é composto por representantes de 22 órgãos e instituições

Publicação:

Capa
Janete Oliveira (à esquerda) é a suplente da Fase no colegiado - Foto: Saul Teixeira/Ascom Fase
Por Saul Teixeira/Ascom Fase

O Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedica) empossou, nesta terça-feira (27/5), os novos conselheiros para o período de 2025-2027. Ligado à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCD), o grupo é responsável por deliberar, normatizar e controlar as políticas públicas estaduais voltas à promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Composto por representantes de 22 órgãos ou instituições, o colegiado conta com um membro titular e um suplente. A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) seguirá sendo representada pela psicóloga e coordenadora de Saúde, Irene Boucinha, que integra o grupo desde 2019.

Novo presidente
Maurício Martins é o novo presidente do Cedica - Foto: Saul Teixeira/Ascom Fase
A suplente da Fase no conselho será a assistente social Janete Oliveira, que atua na diretoria Socioeducativa (DSE). “A presença da Fundação no Cedica é essencial para alinhar as políticas de socioeducação ao Estatuto da Criança e do Adolescente, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos”, refletiu, destacando as principas diretrizes de atuação do colegiado, com destaque para o diálogo interinstitucional e o apoio às ações de proteção, responsabilização e inclusão social de adolescentes.

Saída
Juçara Vendrúsculo (vice) e Simone Romanenco (presidente) lideraram o colegiado nos últimos dois anos - Foto: Saul Teixeira/Ascom Fase
O evento também foi marcado pela eleição do novo presidente do Cedica: Maurício Martins, diretor de Políticas para Criança, Juventude e Adolescente da SJCDH. A cerimônia de posse, realizada na Assembleia Legislativa, contou com a presença de representantes dos poderes Judiciário e Executivo, além de membros da sociedade civil.

Entre os presentes, o secretário da SJCDH, Fabricio Peruchin, o presidente da Fase, José Stédile, a diretora Socioeducativa, Kelly Souza, a chefe do Núcleo de Medidas Socioeducativas, Marlize Viessiri e o diretor adjunto de Políticas Socioeducativa da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), Cícero Altreiter.

Site FASE