Escola Estadual Tom Jobim completa 25 anos de trajetória ligada à socioeducação

Instituição atende socioeducandos (as) no Complexo da Fase, na Vila Cruzeiro

Escola oferta Ensino Fundamental regular até 14 anos, Educação de Jovens e Adultos (EJA)/Ensino Fundamental e Ensino Médio - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase

A Escola Estadual de Ensino Médio Tom Jobim, que atende as unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) no complexo da Vila Cruzeiro, em Porto Alegre, completou 25 anos de serviços prestados à socioeducação. Para celebrar a data, a direção promoveu atividade, nesta segunda-feira (17/6), no Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp). O encontro contou com homenagens aos professores, ex-diretores e entidades parceiras, como a própria Fundação.

Além dos módulos escolares no Ceconp e no Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef), a instituição também atua no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Porto Alegre II (Case POA II) e na Comunidade Socioeducativa (CSE). Atualmente, a Escola Tom Jobim conta com cerca de 30 professores e atende 70 alunos ao todo.

Trabalhamos para que a Tom Jobim seja um espaço, de fato, capaz de criar oportunidades”, resumiu a diretora Silvana Carvalho, que ocupa a função desde 2017. Com 18 anos de serviços prestados à instituição, ela já atuou como professora de séries iniciais, professora de história, supervisora escolar e vice-diretora. “Agradecemos a todos os alunos, alunas, colaboradores e parceiros que nos ajudam no dia a dia. O trabalho de todos é fundamental para a nossa história de sucesso”, completou.

Diretora Silvana Carvalho atua há 18 anos na instituição de ensino - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase
A Tom Jobim oferta Ensino Fundamental regular até 14 anos, Educação de Jovens e Adultos (EJA)/Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular, dando continuidade aos estudos da população atendida pela Fase. A proposta educacional também assegura oportunidades e considera as características e interesses dos socioeducandos (as), mediante ações didático-pedagógicas coletivas ou individuais.

Em nome da Fase, presidente recebeu placa em agradecimento pela parceria de 25 anos - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase
Em nome da Fase, o presidente José Stédile recebeu placa de agradecimento da direção da escola pelo trabalho conjunto nos últimos 25 anos. “Trabalhamos para garantir que os adolescentes e jovens adultos tenham acesso a uma formação escolar com qualidade e que ela seja determinante para a construção de novas vidas”, disse, salientando o trabalho desempenhado pela Coordenação Pedagógica da Fundação na relação com a escola.

Secretária da escola desde a fundação, Nara Helena Mendes resume o sentimento dos colaboradores e homenageados presentes. “É uma trajetória de muito amor, dedicação e profissionalismo em prol dos socioeducandos. Depois que entramos na socieducação, não conseguimos mais sair. Nos apaixonamos pelo trabalho e pela diferença que podemos fazer na vida dos adolescentes”, completou.

Também presente, a coordenadora da Primeira Coordenadoria Regional de Educação (1a CRE), Márcia Garcia. “Uma sociedade justa e igualitária passa pela educação de qualidade”, disse, parabenizando a escola pela gestão que, segundo ela, é referencial.

A Fase também esteve representada pela coordenadora Pedagógica, Clarissa Quadros, pela chefe do Núcleo de Escolarização, Jamille Cordeiro e pela chefe do Núcleo de Profissionalização e Trabalho Educativo (NPTE), Lilian Locatelli.