Ações pedagógicas marcam Festival de Inverno na Unidade Feminina da Fase
Festival de Inverno é realizado há seis anos e compreende o período das férias escolares
Publicação:

O Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino da Fase (Casef) promove, nesta semana, uma série de atividades de caráter esportivo, pedagógico e recreativo. Destinado às adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação, o Festival de Inverno também reserva palestras e integração com outras unidades da Fundação.
A iniciativa é realizada há seis anos, sempre na semana que compreende as férias escolares na Escola Estadual de Ensino Médio Tom Jobim. A instituição de ensino atende ao Casef e as demais unidades da Fase no complexo da vila Cruzeiro, em Porto Alegre. A iniciativa conta com o apoio do Núcleo de Esporte, Cultura, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce), ligado à diretoria Socioeducativa (DSE)/Coordenação pedagógica.
Desenvolvida de segunda (24) a sexta-feira (28/7), as ações contemplam as jovens que cumprem medida de Internação com Possibilidade de Atividade Externa (ICPAE) e de Internação Sem Possibilidade de Atividades Externa (ISPAE).
“É uma grande oportunidade para as adolescentes. As atividades preenchem o tempo durante o período das férias e permite novas aprendizagens a partir de vivências culturais e esportivas diversas”, destacou o profissional de educação física do Casef, Júlio Mendes.
A semana foi iniciada com oficina de Capoeira (foto). O calendário também prevê outras atividades esportivas, como jogos de voleibol integrando adolescentes do Casef e dos Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Porto Alegre I e II (Cases POA I e POA II), Centro de Atendimento Socioeducativo Padre Cacique (Case PC) e Comunidade Socioeducativa (CSE).

Atividades
Oficinas de yoga e meditação e de Palhaçaria e Malabares igualmente serão desenvolvidas. As rodas de conversa serão outro destaque.
Entre os temas, o painel ‘A Importância da Inteligência Emocional na Vida da Mulher’. O objetivo é proporcionar experiências de autocuidado, acolhimento e desenvolvimento da inteligência emocional.
O empreendedorismo também será abordado. Com o título ‘A Fábrica de Sonhos’, a oficina tem o objetivo de oferecer reflexão sobre os desafios e oportunidades do cotidiano para quem busca empreender, além de promover a conscientização sobre os propósitos de vida.
Pluralidade
Outras ações serão destinadas para a abordagem dos direitos da população LGBTQIA+. Além da apresentação de painel pelo servidor da Ouvidoria da Defensoria Púbica, Daniel Caye, haverá apresentação musical da cantora trans Megg Lee.
Os eventos convergem com as ações transversais promovidas pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) para garantir acessos aos direitos, à cidadania e ao pleno desenvolvimento da população LGBTQIA+.
Entre elas, destaque para o Concurso Público da Fundação, que reservou vagas para pessoas transexuais e travestis no âmbito dos concursos públicos para cargos efetivos e nos processos seletivos para contratos temporários de órgãos e entidades da administração pública do Executivo.