Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Fase inicia ciclo de palestras sobre Comunicação no Trabalho

Vinculado ao Planejamento Estratégico da Fundação, encontros buscam promover relações saudáveis no ambiente profissional

Publicação:

Imagem ilustrativa
Iniciativa também atende demanda apontada pela pesquisa de clima organizacional realizada entre os servidores - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase
Por Saul Teixeira - Ascom Fase

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) iniciou, nesta quarta-feira (10/4), um ciclo de palestras sobre a comunicação nas relações interpessoais no trabalho. O objetivo é promover reflexão sobre o cotidiano profissional com foco na redução dos conflitos e na promoção das relações saudáveis entre os servidores. A proposta está vinculada ao Planejamento Estratégico da Fundação na gestão 2023-2026.

A iniciativa é promovida pela Coordenação de Saúde e Relações de Trabalho (CSRT), por meio dos núcleos de Provimento e Relações do Trabalho (NPRT) e do Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT). As estruturas são ligadas à Diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC).

Os encontros integram um dos projetos dentro do Planejamento Estratégico da Fase, tendo como abordagem central a qualificação dos Recursos Humanos. Segundo a Assessoria de Informação e Gestão da Fase (AIG), a iniciativa também atende a uma demanda apontada pela pesquisa de clima organizacional realizada entre os servidores da Fundação.

Muitos conflitos podem ser minimizados por meio da comunicação correta, do manejo verbal adequado. Serão encontros muito proveitosos, a começar pela qualidade e pelo preparo dos palestrantes”, pontuou o chefe de gabinete Luiz Gustavo Martins, que representou o presidente José Stédile na abertura da atividade. “São ações fundamentais para que possamos melhorar a comunicação e as relações no trabalho”, completou.

Encontro é promovido pela Coordenação de Saúde e Relações de Trabalho (CSRT) e seus núcleos - Foto: Divulgação
As organizadoras dos encontros pontuam a relevância da iniciativa, citando que a comunicação intervém nas relações de trabalho, na união da equipe, no engajamento, na motivação, entre outros. Presentes na abertura, a chefe do NPRT, Adriana Lopes, a chefe do SESMT, Sheila Pohren e as servidoras do NPRT, Denisse Fagundes e do SESMT, Diná Soares.

Primeiro encontro

Para o encontro inaugural, o doutor em Ciências Humanas, Luis Alexandre Cerveira foi convidado para abordar a Comunicação dentro da ótica do chamado Soft Skills. O termo em inglês faz referência a habilidades relacionadas à personalidade, comportamento e atitudes de um profissional.

Todos os trabalhos, todas as ações humanas são complexas e merecem atenção. Tudo parece simples e fácil, mas somente para quem tem treinamento, técnica, estudo e dedicação. O mesmo ocorre com a comunicação“, resumiu o professor da Instituição Educacional de Novo Hamburgo (IENH) e coordenador do Curso de Administração.

Ao citar a complexidade do tema, pontuou que as questões cotidianas, embora sejam coletivas, acabam motivando “leituras individuais”. O educador é palestrante nas áreas de Gênero, relações afetivas e sexualidades; Diversidade e Antropologia Empresarial. “A maior parte das relações afetivas, por exemplo, termina por problemas relacionados à comunicação, pela falta de verbalização”, contextualizou.

Aula inaugural contou com a presença do doutor em Ciências Humanas, Luis Alexandre Cerveira - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase

As palestras terão continuidade com mais dois encontros, sempre na modalidade online, via Teams, previstas para os meses de agosto e novembro. “Minha tarefa, neste projeto junto à Fase, é preparar o estofo, o cenário para que os demais palestrantes possam desenvolver os temas da Diversidade e da Comunicação Não Violenta (CNV)”, concluiu Cerveira.

Calendário

Com o tema ‘Comunicação e Relações Interpessoais – uma via de mão dupla’, os encontros também buscam coibir, prevenir e reduzir relações inadequadas no contexto profissional, focando em relações saudáveis que sejam marcadas pela ética, pelo respeito e pelo diálogo assertivo.

O próximo encontro será realizado em 14 de agosto, tendo como tema ‘A diversidade no mundo corporativo e suas implicações nas relações de Trabalho’. O tema será abordado pela Relações Públicas Ysa Gomes e pela advogada Lauren Minuto Pereira.

O ciclo de palestras está previsto para ser concluído em 13 de novembro, quando a psicóloga Carla Grahl tratará sobre a contribuição da Comunicação Não Violenta (CNV) no âmbito de trabalho.

Site FASE