Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Curso de inclusão digital contempla socioeducandos da Fase em Porto Alegre

Iniciativa é promovida por meio de parceria consolidada entre a Fundação e o Núcleo Comunitário e Cultural (NCC) Belém Novo

Publicação:

Imagem ilustrativa
As aulas de informática básica encerram em agosto e buscam a profissionalização dos socioeducandos - Foto: Morgana Grazziotin - Ascom Fase
Por Saul Teixeira - Ascom Fase

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) firmou parceria com o Núcleo Comunitário e Cultural (NCC) Belém Novo para a realização de curso de inclusão digital destinado a socioeducandos de Porto Alegre. As aulas de informática básica, iniciadas na segunda quinzena de junho, encerram em agosto, e buscam a profissionalização dos alunos.

Com duração de 42 horas e aulas duas vezes por semana, a formação será ministrada em 14 encontros presenciais no Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp). A formação está contemplando adolescentes e jovens adultos dos Centros de Atendimento Socioeducativo (Cases) Porto Alegre II (Case POA II), Padre Cacique (Case PC) e Feminino (Casef).

Entidade civil sem fins lucrativos, o NCC Belém Novo promove atendimentos de forma gratuita a crianças e adolescentes, com foco na complementação educacional, cultural, esportiva e profissionalizante. A parceria entre a Fase e o Núcleo foi celebrada no mês de abril para a realização do projeto chamado Computadores para Inclusão.

Dominar as ferramentas da informática é fundamental para a vida escolar e para busca de uma vaga no mercado de trabalho. Quem sabe seja o primeiro passo para uma vida profissional de sucesso”, projetou o instrutor de informática, Raul de Freitas, que atua no NCC desde 2021. “Espero que todos sigam motivados com o curso e conquistem o certificado de conclusão”, completou o profissional.

A atividade está sendo oferecida sem ônus para o Estado, por meio de termo de cooperação celebrado entre o NCC e o governo federal, via Ministério das Comunicações. A ação promove a formação e capacitação de jovens por meio de oficinas e cursos em parceria com organizações públicas e da sociedade.

Curso contempla socioeducandos e socioeducandas de unidades da Fase em Porto Alegre - Foto: Morgana Grazziotin - Ascom Fase

Teoria e prática

Não tinha nenhuma experiência com informática, mas estou gostando bastante de aprender. Quero conquistar novos conhecimentos que possam me ajudar no futuro”, resume uma jovem de 19 anos atendida pelo Casef há 20 dias.

Dentro da proposta pedagógica, as aulas teóricas e práticas abordam noções iniciais do Pacote Office (Word, Excel e Power Point); tecnologias para Web (Google e suas ferramentas); conceitos de hardware (aulas práticas conhecendo as peças básicas de um computador); e conceitos de cidadania.

Acolhido pelo Case Padre Cacique há quase um ano, um adolescente de 17 anos destaca a preparação para o mercado de trabalho como ponto alto da iniciativa. “Estou achando (o curso) bem interessante. Espero aprender o máximo possível e conquistar um trabalho nesta área”, disse.

Site FASE