Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

SJSPS promove 1º Encontro Estadual da Semana Internacional de Combate às Drogas

Publicação:

Imagem ilustrativa
Evento ocorreu na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) - Foto: Alefer Dias
Por ACS SJSPS

A Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), por meio do Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas (Deppad), e o Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Coned) promoveram, nesta terça-feira (28), o 1º Encontro Estadual da Semana Internacional de Combate às Droga. A edição deste ano, que ocorreu na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), teve como tema: “E a Família, como vai?!”.

O objetivo do evento foi promover atividades que favorecem o debate público em torno da política estadual sobre drogas e disseminar boas práticas no campo da prevenção e do acolhimento, do cuidado, do tratamento e da reinserção social voltadas às pessoas que precisam de apoio para superarem tais situações. Além disso, a atividade buscou divulgar uma rede de auxílio, conscientizando a sociedade no fortalecimento da agenda de prevenção no Estado.

Na ocasião, a secretária adjunta da SJSPS, Carolina Ramires, destacou o início das obras na Cadeia Pública de Porto Alegre, afirmando que o novo estabelecimento também será um espaço de combate à criminalidade e às drogas. Em seguida, ela salientou a relevância do tema abordado no encontro. 

“A família é um alicerce na vida dos jovens, sendo de grande importância na sua trajetória de vida e no seu desenvolvimento”, disse. “Promover a reinserção social através do fortalecimento do acesso a políticas públicas é papel de todos nós”, completou.

A presidente da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), Sônia D’Avila, que também esteve no encontro, aproveitou a oportunidade para destacar o trabalho da instituição na reintegração dos socioeducandos. Segundo ela, os trabalhadores da Fase são como uma família para os jovens, buscando viabilizar o seu retorno à sociedade. “Acredito que podemos fazer a diferença na vida dessas pessoas que não tiveram oportunidades”, afirmou.

No evento, a primeira-dama do Estado, Sônia Vieira, frisou a importância de se abordar a questão da família, afirmando que são eles que “adoecem” junto dos jovens dependentes químicos. “Talvez nós saiamos deste encontro com mais perguntas do que respostas, mas isso já é um começo”, disse.

Também estiveram presentes o presidente do Coned, Rodrigo Vasconcellos, o coordenador geral da Famurs, Ademir Baretta, e a diretora do Deppad da SJSPS, Alessandra Carvalho.

A edição deste ano, que ocorreu na Famurs, teve como tema: “E a Família, como vai?!” - Foto: Alefer Dias

Site FASE