Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Projeto do Casef trabalha o autoconhecimento com socioeducandas

Iniciativa estimula diálogo sobre educação menstrual com uso de Mandala Lunar

Publicação:

Projeto Ciclos - Casef
Projeto Ciclos - Casef
Por Naomi Machado

O  Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef) vem desenvolvendo, por meio das agentes socioeducadoras Scharlise Campos, Sabrina Collins e da pedagoga Ana Silveira, o Projeto Ciclos. A ação pretende naturalizar, por meio de leituras e rodas de conversas, o diálogo sobre o ciclo menstrual.

Através da utilização da Mandala Lunar, um diagrama em forma de diário, cada jovem preenche de forma individual o material como método de autoconhecimento. Ali são registrados diariamente, a partir da autopercepção, vivências, sentimentos e mudanças físicas que ocorrem durante o ciclo menstrual feminino. Para isso, o Casef contou com a parceria das criadoras da ferramenta, Naíla Andrade e Leve Holthausen, que realizaram a doação de mandalas para as adolescentes e proporcionaram uma aula on-line, apresentando o diário e estimulando as jovens a apropriar-se do assunto. Além disso, as fundadoras da empresa Lilith, que tem como propósito a educação menstrual e a utilização de absorventes sustentáveis, colaboraram com a iniciativa. 

Foi desenvolvido também um cronograma de atividades que envolveu bate-papos quinzenais com agentes externos ligados ao assuntos e oito encontros de leitura da Mandala Lunar, seguido de conversas para sanar dúvidas e proporcionar trocas de experiências. 

Segunda a agente socioeducadora Sabrina Collins, o tema da proposta surgiu a partir de um interesse das próprias socioeducandas. “Percebemos essa necessidade, por sermos o único centro feminino, tratar sobre a menstruação, tema que já carrega um tabu, tendo a oportunidade de explicar e naturalizar com as adolescentes esse assunto. Este projeto tem sido viável graças ao engajamento de nossos colegas e direção que não só permitiram a ideia, como também se engajam emocionalmente nos encontros’’, comenta Sabrina. 


Site FASE