Projeto ACT é iniciado no Case Pelotas

Iniciativa busca trabalhar com a prevenção a qualquer tipo de violência e a reflexão acerca de erros cometidos

Primeiro dia do projeto que contempla seis jovens

O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Pelotas deu início na última sexta-feira, 19, ao projeto Criando Crianças em Ambientes Seguros e Prevenção Antes da Repreensão (ACT), desenvolvido pela Prefeitura de Pelotas, como parte do eixo preventivo do Pacto Pelotas Pela Paz.

Serão oito encontros semanais onde o objetivo é trabalhar com a prevenção a qualquer tipo de violência e a reflexão acerca de erros cometidos. Inicialmente, seis adolescentes, que já são pais, participarão da ação. A coordenadora da ACT, Aliceia Ceciliano e a facilitadora Samanta Camisa Rodrigues comandaram o primeiro encontro com os socioeducandos. “Estamos fazendo a diferença na vida desses socioeducandos, que são pais, e com certeza serão pais melhores quando retornarem para o convívio familiar. No primeiro encontro já foi possível perceber a importância do programa dentro do Case”, disse Aliceia.

Para a diretora da unidade, Daiane Dias, receber o programa é motivo de muita satisfação. “Trazer para a socioeducação um programa psicosocioeducativo, como o ACT, é uma alegria imensa, pois sabemos o quanto esta ferramenta poderá ajudar nossos socioeducandos na construção e retomada dos vínculos familiares e afetivos, contribuindo deste modo com a prevenção à violência e busca efetiva de uma cultura de paz”, explicou.