Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Fase leva contribuições ao V Simpósio Nacional em Socioeducação

Reunindo especialistas de diversas regiões do país, evento foi realizado em São Luís, no Maranhão

Publicação:

WhatsApp Image 2026 02 25 at 11 17 30
Servidores da Fase apresentaram seis projetos com foco na perspectiva da proteção integral dos socioeducandos - Foto: Divulgação Fase
Por Saul Teixeira/Asco

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) marcou presença no “V Simpósio Nacional em Socioeducação”, realizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento reuniu especialistas de diferentes regiões do país e teve como tema “Intersetorialidade e trabalho em rede na perspectiva da Proteção Integral”, promovendo reflexões sobre a articulação entre instituições e a garantia de direitos.

Durante a programação, realizada entre terça e sexta-feira (27/2), os servidores apresentaram seis projetos sobre os desafios da socioeducação, com destaque para a formação de agentes socioeducadores, a superação do caráter punitivista das medidas, a ressignificação de trajetórias e as rodas de conversa como ferramenta de trabalho.

Escolas do RS, RJ e Maranhão JAMILE
Jamille Serres (ao centro), ao lado de representantes do Rio de Janeiro e do Maranhão - Foto: Divulgação Fase
Os projetos foram elaborados por equipes da Coordenação de Formação Permanente (CFP), do Núcleo de Segurança, da unidade feminina (Casef), da unidade de internação provisória (CIPCS) e das unidades de internação (Case) e de semiliberdade (CAS) de Caxias do Sul.

A socioeducação se fortalece quando reflete criticamente sobre sua prática e constrói respostas coletivas aos seus desafios”, destacou a coordenadora de Formação Permanente da Fase, Jamille Serres, valorizando a relevância do simpósio e enaltecendo os trabalhos apresentados pelos colegas da Fundação. “Os debates e as trocas de experiências são estratégicos para o fortalecimento da socioeducação enquanto política pública”, completou.

Os trabalhos apresentados pela Fase foram organizados em eixos temáticos que abordaram formação continuada, direitos humanos e justiça, caminhos teórico-metodológicos para uma socioeducação humanizada e experiências de arte, cultura e lazer na socioeducação.

Documentário

Professoras da Escola Estadual de Ensino Médio Tom Jobim também participaram, apresentando produções desenvolvidas junto aos socioeducandos de Porto Alegre.

WhatsApp Image 2026 02 27 at 12 22 52
Professoras da Escola Tom Jobim apresentaram projetos desenvolvidos junto aos socioeducandos(as) - Foto: Divulgação Fase
As educadoras apresentaram o documentário “Entre os Muros, uma Escola”, uma produção que  busca dar visibilidade às unidades de ensino que atuam dentro do sistema socioeducativo. “Queremos quebrar as barreiras do desconhecido e apresentar à comunidade as práticas e desafios de uma escola que tem uma grande responsabilidade social”, resumiu a professora de História, Ingrid Saraiva.

O outro projeto apresentado pela educadora foi “Vozes que Curam: Masculinidades, Afeto e Justiça Restaurativa na Socioeducação”, tendo como co-autora a colega Verônica Roque. A iniciativa promove espaços seguros de fala para que os adolescentes possam elaborar experiências, dores e conflitos.

Além dos módulos escolares no Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp) e no Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef), a escola também atua no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Porto Alegre II (Case POA II) e na Comunidade Socioeducativa (CSE).

Atualmente, a instituição conta com cerca de 30 professores e atende aproximadamente 100 alunos ao todo.

WhatsApp Image 2026 02 25 at 09 15 54
Representantes de diversas regiões apresentaram projetos nos quatro dias de simpósio - Foto: Divulgação Fase

Trabalhos apresentados

1) Tema: Formação de novos(as) agentes Socioeducadores(as) No RS: o vínculo como fundamento da prática ética e humanizada

Autores: Jamille Serres e Cíntia Ximenes

Unidade/setor: Coordenação de Formação Permanente (CFP), na sede administrativa

2) Tema: Socioeducação sem punição: uma estratégia para lidar com conflitos e violências

Autores: Rafael Loss e Melissa Pimenta

Unidade/setor: Núcleo de Segurança, na sede administrativa

3) Tema: Descriminalização da maconha e seus efeitos extrapenais: desafios
administrativos e regulatórios para a socioeducação na perspectiva da proteção integral

Autor: Lucas Montier Núcleo de Segurança, na sede administrativa

Unidade/setor: Núcleo de Segurança, na sede administrativa

4) Tema: Interiorização da guerra às drogas: uma questão para as medidas
Socioeducativas

Autor: Caroline Navarini

Unidade: Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Caxias do Sul (Case CX)

5) Tema: Contribuições de ações socioeducativas na ressignificação de
trajetórias

Autoras: Daniela Andrade, Tamara Maciel e Alexandra Bittencourt

Unidade: Centro de Atendimento em Semiliberdade de Caxias do Sul (Cas CX)



6) Tema: Do silêncio a voz: roda de conversa em voz alta na socioeducação

Autores: Fernanda Almeida, Fernando Hartmann, Rosalba Merlin e Karla Mor

Unidade: Centro de Internação Provisória Carlos Santos (CIPCS), em Porto Alegre

Site FASE