CSE e Escola Tom Jobim promovem projeto de combate à violência contra a mulher

Ações pedagógicas estão sendo desenvolvidas com socioeducandos desde o mês de setembro

Ações estão sendo realizadas com o intuito de desenvolver a reflexão e o debate sobre o tema
Por Naomi Machado

A Comunidade Socioeducativa (CSE) e a Escola Estadual de Ensino Médio Tom Jobim, que atende as unidades da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) no Complexo Socioeducativo da Cruzeiro, estão promovendo desde o mês de setembro um projeto de enfrentamento à violência contra a mulher.

O projeto, proposto pela psicóloga da unidade, Regina Longaray Jaeger, vem desenvolvendo ações com o objetivo de ampliar a reflexão e o debate crítico sobre a violência contra a mulher, problematizar os modos de construção das masculinidades, analisar criticamente a cultura de violência e construir os meios para enfrentá-la. Para isso, foi criada uma programação especial com atividades pedagógicas, vídeos, filmes, oficinas de sensibilização e palestras com convidados, que estão sendo apresentados para os socioeducandos.

Segundo a diretora da Escola Tom Jobim, Silvana Carvalho, o projeto busca, através da roda de conversa, produzir uma escuta sensível e espaço de fala. “Ver nossos estudantes se manifestarem sobre um assunto tão delicado é um presente que nós professores ganhamos a cada vez que percebemos a evolução dos alunos”, afirmou.