Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

CIPCS inaugura sala para oficina de barbearia

No mesmo dia, também foi descerrada a placa da biblioteca em homenagem à ex-servidora Margarida Testa

Publicação:

Imagem ilustrativa
Inauguração da sala da Oficina de Barbearia
Por Jéssica Britto

O Centro de Internação Provisória Carlos Santos (CIPCS) realizou na tarde de quarta-feira, 29, a inauguração da sala de barbearia da unidade e o descerramento da placa da biblioteca em homenagem à ex-servidora Margarida Testa. 

A barbearia da unidade nasceu de uma iniciativa do agente socioeducador Augusto Sant’anna que tinha conhecimento na área e via grande interesse dos socioeducandos em aprender o ofício. Em 2018, Sant’anna se profissionalizou e abriu uma barbearia. Após, com apoio da direção e área pedagógica, conquistou uma sala e doou cadeiras, lavatório e equipamentos. O diretor da unidade disponibilizou os espelhos. Em 2019, em parceria com a pedagoga Luciana Liota, foi elaborado um projeto e por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), vindo do Ministério Público, e finalizado o espaço.

No local, os jovens aprendem teoria e prática, e acesso a mais uma ferramenta de capacitação que poderá tornar-se profissão após o cumprimento da medida socioeducativa.

Ainda durante a tarde, o CIPCS realizou o descerramento da placa da biblioteca Margarida Testa, em homenagem à ex-servidora que por muitos anos foi responsável pelo espaço de leitura e faleceu em maio deste ano.

As ações foram acompanhadas por servidores da unidade, pelo diretor do CIPCS Isaac Ferreira, a presidente da Fase, Sônia D'Avila, e por familiares de Margarida Testa, a filha Mary Fernanda e a cunhada Zoraide Testa. “Para mim é muito bonito, gratificante, traz muito orgulho ver essa placa com o nome dela. Só faz eu ter certeza do legado que ela deixa”, disse a filha Mary.

Para a presidente da Fase, a placa simboliza o reconhecimento à servidora pelo empenho e amor que colocou durante todo o período em que atuou na Fundação.   

Margarida era formada em Letras pela FAPA, muito dedicada aos estudos e trabalho, iniciou seu trabalho no antigo ICM, sendo transferida para o CIPCS, onde iniciou seu trabalho na biblioteca. 

Foi uma grande incentivadora no processo de organização da Biblioteca, bem como, da importância da leitura. Aposentou-se em 2000, deixando um legado de admiração na instituição.

Ambas atividades fazem parte da programação da unidade alusiva ao aniversário de 20 anos da Fase.

 

Site FASE