Três turmas do Case Uruguaiana se formam no curso Jovem Empreendedor no Campo

Alunos do curso Jovem Empreendedor no Campo, no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Uruguaiana, concluíram as atividades na terça-feira (8). A oportunidade, que capacitou 16 jovens, foi oferecida pela Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) em parceria com a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e Sebrae RS.

O curso tem como proposta dar autonomia aos adolescentes, possibilitando que participem de maneira ativa e dinâmica durante o aprendizado. Ao longo do estudo, em pequenos grupos, os alunos fizeram cartazes, compartilharam ideias e simularam a criação de empresas, onde, ao final, apresentaram o projeto para suas turmas.

A pedagoga Vanessa Porto relata que havia uma expectativa em aplicar o curso considerando o contexto de que os socioeducandos estavam há meses sem aulas escolares presenciais e a capacitação tinha uma carga horária de quatro horas por encontro, mas, segundo ela, a aceitação foi excelente. “A cada dia, a cada nova atividade, eu me enchia de felicidade por ver o quanto eles estavam aproveitando aquele momento. Foi muito significativo tanto para mim como pedagoga, quanto para eles que valorizaram muito a oportunidade de receber a profissionalização”, afirma.

Em 2021, será aplicado no Case Uruguaiana o curso Crescendo e Empreendendo, que também é parte do convênio entre a Fase, SJCDH e Sebrae RS. Esta parceria já ocorre também no Case Santo Ângelo e se estenderá para as demais unidades da Fase no Rio Grande do Sul no próximo ano.

Texto: Alessandro Sasso

Edição: Jéssica Britto

 

300 visualizações 1 visualizadas hoje