Socioeducandos de 10 unidades da Fase iniciam curso de empreendedorismo

Adolescentes da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) iniciaram na segunda-feira (26), um curso de empreendedorismo online. A oportunidade é ofertada por meio do Projeto Reintegraí, realizado em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) e a Agência Besouro, especializada em fomento social.

A iniciativa proporciona aos socioeducandos, que já participam de capacitações onde criam produtos comercializáveis, o entendimento em relação às práticas de administração de um negócio. “Existem alunos, por exemplo, que estudam culinária. Então, entendemos que é necessário que eles aprendam como podem se organizar para vender os alimentos que produzem. Não basta que eles saibam produzir, precisam também calcular o custo, analisar por quanto podem vender e etc”, afirma Fabiane Lontra, defensora pública titular da 8ª Defensoria Pública Especializada em Infância e Juventude da Comarca de Porto Alegre.

O objetivo do projeto passa por dar aos jovens uma maior autonomia no momento de escolher qual caminho profissional seguir. “Esse curso é uma boa oportunidade e vai me ajudar a me qualificar para empreender como barbeiro, que é a área que eu tenho interesse em trabalhar”, afirma adolescente que cumpre medida há um ano e quatro meses.

Os 24 socioeducandos participantes também poderão utilizar o conhecimento nos negócios de suas próprias famílias. “Vários dos matriculados têm parentes que operam empreendimentos. Um aluno que a mãe tem uma padaria, por exemplo, vai poder agregar os seus novos conhecimentos para ajudar na administração do estabelecimento”, completa Fabiane.

As unidades que participam do projeto são os Centros de Atendimentos Socioeducativo (Case) Caxias do Sul, Feminino, Novo Hamburgo, Pelotas, Passo Fundo, Porto Alegre I e II, Centro de Internação Provisória Carlos Santos (CIPCS) e a Semiliberdade Orgânica Masculina de Porto Alegre.

As aulas acontecem por meio do site da Agência Besouro e a duração é de duas semanas. Ao final, os alunos receberão um certificado da capacitação.

 

480 visualizações 3 visualizadas hoje