Servidores da Fase assistem palestra sobre a importância da prevenção do câncer de mama

IMG_5051

Os servidores da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) assistiram na tarde desta quarta-feira (17), a uma palestra sobre a importância da prevenção do câncer de mama, ministrada por voluntárias do Instituto da Mama (Imama). Além disso, os funcionários acompanharam a apresentação do grupo de dança ‘Oncodance’. O evento ocorreu no auditório da Sede Administrativa.

Na fala de Ieda Maria Morsch Beier, que está com o Imama há oito anos, foi destacada a importância do apoio familiar. “Além do diagnóstico feito de forma precoce, precisamos ter o entendimento do que ocorre conosco. Ter o cônjuge, os filhos, parentes, amigos e colegas, é fundamental para passar por essa situação”, afirmou. Além de Ieda, esteve presente a integrante do Imama, Cleiva de Oliveira, que atua no Instituto há dez anos.

Segundo o material disponibilizado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) na ocasião, os principais sinais de alerta são o surgimento de nódulos fixos, endurecidos e geralmente indolores.

O aspecto da mama também deve ser observado: a pele avermelhada, retraída ou com aspecto de casca de laranja, alterações ou a saída espontânea de líquido nos mamilos, nódulos na região das axilas e pescoço, devem ser relatados imediatamente ao médico. O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam o tumor. Por isso é necessário estar atento aos sinais, principalmente realizando o acompanhamento periódico com o médico.  

A palestra foi promovida pela diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania, em conjunto com a Coordenação de Formação Permanente e o SESMT.

Texto: Daiana Camillo
Foto: Marcelo Vaz

683 visualizações 1 visualizadas hoje