Servidor da Fase recebe o Prêmio Estadual de Direitos Humanos

Claudino Valentim Troian é servidor da Fase desde 1975 - Luis Francisco Silva - Ascom FASE

Claudino Valentim Troian é servidor da Fase desde 1975 – Luis Francisco Silva – Ascom FASE

Servidor da Fundação de Atendimento Sócio – Educativo (Fase) desde 1975, Claudino Valentim Troian recebeu o Prêmio Estadual de Direitos Humanos pelo seu relevante trabalho de promoção de direitos e de cidadania a egressos do sistema socioeducativo. O prêmio foi entregue pela presidente da Fase, Joelza Mesquita, em evento realizado no último dia 12, em Porto Alegre. O Prêmio Estadual de Direitos Humanos é uma promoção da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), Assembleia Legislativa (AL) e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

Troian, como é mais conhecido, é neto de italianos e nasceu em 13 de fevereiro de 1941, em Erechim. Seus avós paternos vieram ao Brasil portando atestado de boa conduta. Desde 1973, é casado com Elaine Cassarotto, com quem tem três filhos e cinco netos. Até os seus 14 anos, foi criado no meio rural. Sua família preservou os valores universais do respeito, da ética, dos bons costumes e, de forma especial, a solidariedade com as pessoas desprovidas de seus direitos.

Engajado na luta contra a Ditadura Militar, foi torturado quando preso na cidade de Ibiúna (SP), por ocasião da última reunião da União Nacional dos Estudantes (UNE), o que prejudicou seu projeto de vida profissional.

Sua trajetória tem a marca da luta pela defesa e promoção dos Direitos Humanos. Vocacionado para o social, ingressou na então FEBEM (hoje Fase), em 1975, onde – de conduta ilibada – permanece exercendo suas atividades sem esmorecer, com muito entusiasmo, responsabilidade e competência profissional. Na Fase, tem exercido diversos cargos diretivos e funções técnicas na área da educação.

Claudino Valentim Troian é formado em Filosofia e Teologia, com mestrados em Sociologia, pela PUC-RS, e Planejamento Educacional, pela UFRGS.

930 visualizações 2 visualizadas hoje