Parceria entre SJCDH, Fase e Sebrae oportunizará oficinas de empreendedorismo a jovens que cumprem medida socioeducativa

convenio-preve-desenvolvimento-de-competencias-empreendedoras-2

O Sebrae RS, a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH ) e a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) assinaram nesta quarta-feira (21), um convênio para implementar ações de desenvolvimento de competências empreendedoras por meio dos cursos e oficinas de empreendedorismo para os jovens dos seis Centros da Juventude do Programa de Oportunidades e Direitos (POD/RS) e dos 13 Centros de Atendimento Socioeducativo (Cases) da Fase.

Na Fase, até o fim de 2021, os jovens serão capacitados nas Oficinas Jovem Empreendedor no Campo e Crescendo e Empreendendo. As unidades de Uruguaiana e Santo Ângelo, já possuem iniciativas de capacitação do jovem neste ano. O projeto também será focado no desenvolvimento da capacitação de professores das escolas estaduais inseridas nos CASEs e de trabalhadores públicos (presencial e/ou via EAD) , visando a execução de oficinas com os jovens atendidos. “Nossa expectativa é tornar a capacitação destes jovens empreendedores uma rotina dentro das unidades, como algo contínuo e sistemático, considerando as características de cada uma delas”, disse o presidente da Fase, Farelo Almeida.

Já no POD serão realizadas, até dezembro de 2020, duas Jornadas Empreendedoras compostas por seis oficinas nas temáticas do Empreendedorismo, Competências para o Futuro, Comunicação e Relações Humanas. Estas serão turmas-piloto para que a iniciativa seja replicada para mais jovens do programa até o final do convênio. “O grande objetivo é inspirar os jovens a serem protagonistas da sua própria história, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo”destaca a gestora de Políticas Públicas do Sebrae RS, Kamille Schmidt These.

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild, aproveitou a ocasião para ressaltar que a secretaria vem se dedicando a desenvolver novas políticas públicas, que possibilitem aos jovens maior preparação para enfrentar o mercado de trabalho. “Pensamos não apenas na capacitação desses futuros profissionais, mas também no desenvolvimento de diferentes habilidades e competências para as suas profissões”, finalizou Mauro.

Participaram da assinatura o Diretor-Superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, o Diretor de Administração e Finanças, Marco Aurélio Paradeda, a Gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS, Janaina Zago de Medeiros, o Chefe de Gabinete da Diretoria Técnica do Sebrae Nacional, Alexandro Machado, o Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Mauro Luciano Hauschild, o Presidente da Fase, Farelo Almeida e outras autoridades.

Texto: Assessoria de Imprensa Sebrae RS

Edição: Jéssica Britto

 

162 visualizações 4 visualizadas hoje