Jovens da Fase recebem diploma em curso profissionalizante do Projeto Pescar

IMG_1561

A Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), em parceria com a Fundação Projeto Pescar e o Ministério Público do Trabalho (MPT), realizaram a formatura da 5ª turma da Unidade Projeto Pescar, na manhã desta segunda-feira (3), no Complexo da Vila Cruzeiro, em Porto Alegre. O grupo composto por jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) POA I, recebeu o certificado de conclusão no curso de iniciação profissional de Montagem e Manutenção de Bicicleta.

O diretor Socioeducativo da Fase, André Severo, falou sobre a importância das escolhas feitas pelos adolescentes para transformar suas trajetórias de vida. “Reescrever a história depende do querer de vocês frente a oportunidades que recebem. É com vontade, com garra e com iniciativa que se conquistam coisas boas”, afirmou.

Bernardo*, o orador da turma de formandos, comentou acerca dos desafios que ele e seus colegas tiveram ao longo do curso. “Muitas vezes a gente ficava perdido com alguns conteúdos. Mas nunca desistimos. Tivemos todo o apoio dos professores nesta nova etapa”, destacou.

Os socioeducandos assistiram a 800 horas de aula, sendo 60% da carga horária destinada para conteúdos de Desenvolvimento Pessoal e Cidadania. A formação possibilitou aos aprendizes, além de conhecimento técnico, a melhoria do comportamento, atitude, maior facilidade com trabalhos em grupo, expansão da habilidade de se comunicar e também de empatia, exercendo a capacidade de se colocar no lugar do outro.

Também estiveram presentes na cerimônia, a diretora de Qualificação Profissional e Cidadania, Ledi de Oliveira Teixeira, o diretor do Case POA I, Carol Majewski, a Coordenadora do Projeto Pescar, Janaína Santos, o juiz do 3º Juizado da Infância e da Juventude, Charles Bittencourt, a Defensora Pública Larissa Ferreira, além dos representantes das empresas parceiras e familiares.

*Nome fictício em cumprimento ao Art. 247 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Texto: Daiana Camillo/Ascom Fase

971 visualizações 4 visualizadas hoje