Jovens da Fase realizam curso de cerâmica e obra será exposta em espaço cultural da Capital

IMG_5946 (1)

Um objeto tridimensional na forma de um vaso produzido por jovens da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), no Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp), durante a realização de uma oficina de Cerâmica, será exposto nesta sexta-feira (9), às 19h, no Festival do Barro, evento que ocorre na Associação Cultural Vila Flores, em Porto Alegre. A atividade reúne diversos artistas, é gratuita e aberta ao público em geral.

Os adolescentes responsáveis pela obra são do Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef) e do Case POA II e efetivaram a produção da peça ainda na primeira edição do curso, realizado entre julho e agosto deste ano. Os jovens se dividiram para montar e pintar o vaso de cerâmica que ficará em exposição com peças de mais 32 artesãos. O festival ocorre do dia 8 ao dia 11 de novembro e traz diversas atividades relacionadas ao ofício.WhatsApp Image 2018-11-07 at 17

A professora, Ana Flores, que realiza trabalho voluntário na Fase desde 2015, destaca a importância da atividade para a ressocialização dos socioeducandos. “A produção das peças é relaxante. Todos ficam na mesa, compartilhando experiências e ajudando uns aos outros. Nós gostamos de dizer que assim como a vida, é possível recomeçar e fazer melhor após os erros na aula também”, afirmou.

O curso que deu origem ao artefato é ministrado todas as quintas-feiras à tarde e tem duração de dez encontros. Atualmente, está em sua segunda edição.

Texto: Daiana Camillo
Fotos: Marcelo Vaz e Ana Flores
565 visualizações 1 visualizadas hoje