Jovens da Escola Senador Pasqualini são premiados em concurso de redação da Defensoria Pública da União

dpu

A Escola Estadual de Ensino Médio Senador Pasqualini, localizada nas dependências do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Padre Cacique, realizou na última quinta-feira (26) uma cerimônia de premiação para três adolescentes aprovados no concurso de redação “Mais Direitos, Menos Grades” da Defensoria Pública da União (DPU). Os jovens se inscreveram após o incentivo de professores e direção da Escola, enviando textos que abordassem o assunto e descrevessem sua realidade e perspectiva de mudança durante o tempo na instituição. A ação foi voltada a adolescentes cumprindo medida socioeducativa em todo o país e teve mais de 6 mil inscritos. As premiações foram realizadas conforme colocação regional.

Um dos adolescentes, que ficou em primeiro lugar, recebeu um tablet como reconhecimento do seu trabalho. Os outros dois socioeducandos ganharam medalha e certificação. “A proposta veio alinhada ao conteúdo de produção de texto desenvolvido em sala de aula com os estudantes. Foi uma forma de expressão e aprendizado”, destacou a diretora da Senador Pasqualini, Paula da Costa. “É uma vitória não só dos adolescentes, mas de toda a equipe que trabalhou e incentivou para que escrevessem”, ressaltou a defensora pública federal chefe da 2ª categoria da DPU em Porto Alegre, Regina Taube.

Durante o evento, ocorreu também a entrega da certificação de conclusão do Ensino Fundamental para dois adolescentes aprovados através do Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja). A coordenadora pedagógica da Fase, Janaína Mildner, também participou da cerimônia.

Texto e foto: Jéssica Cofferri

MP5