Horta é construída no Case Pelotas e jovens recebem certificado por conclusão de curso

Adolescentes em horta - Case Pelotas

Desde dezembro, adolescentes atendidos pelo Centro de Atendimento Sócio-Educativo (Case) Pelotas participam do Curso de Produção Agrícola, desenvolvido em parceria com a Emater/RS-Ascar e a Prefeitura de Pelotas. Nesta quarta-feira, 26, quatro jovens concluintes receberam o certificado pelo encerramento das aulas.

O curso, ministrado pelo extensionista rural agropecuário da Emater André Perleberg, abordou a teoria e a prática do preparo dos canteiros, uso racional de água, produção de mudas, capina, adubação, técnicas e sistemas de irrigação, estudo do clima, ciclo de desenvolvimento, ponto de colheita, entre outros assuntos. “É uma qualificação na área de produção agrícola de hortaliças e frutíferas e servirá para que possam trabalhar e colocar em prática o conhecimento adquirido”, detalha Perleberg.

Uma horta foi construída no pátio da unidade e tem sido mantida pelos próprios socioeducandos e funcionários. Por lá já é possível encontrar alface, almeirão, tomate, beterraba, repolho, abóboras, salsa, cebolinha. “Esses projetos têm por objetivo oportunizar o jovem adolescente na reinserção social e no mercado de trabalho”, explicou o diretor da unidade, Israel Costa.

Para um dos jovens participantes, que está no Case há cinco meses, o curso é visto como uma chance de aprender sobre uma área que até então não tinha conhecimento. “Uma oportunidade de trabalhar com algo novo”, afirmou. Esta é a segunda formatura do adolescente na casa, a primeira foi no curso de instalador hidráulico.


Previous Image
Next Image

info heading

info content


 

3715 visualizações 1 visualizadas hoje