Fase recebe novos servidores para semana de ambientação e formação

Acompanhada de sua equipe, a diretora de Qualificação Profissional e Cidadania, Ledi Teixeira, dá boas-vindas aos novos servidores. / Luis Francisco Silva / Ascom FASE

Acompanhada de sua equipe, a diretora de Qualificação Profissional e Cidadania, Ledi Teixeira, dá boas-vindas aos novos servidores. / Luis Francisco Silva / Ascom FASE

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), através da sua Diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC), promove esta semana, de 09 a 13 de Dezembro, mais uma edição do Programa de Ambientação e Formação para 51 novos servidores aprovados no último concurso público. Ao todo, são 318 nomeados do último concurso da fundação, realizado em setembro de 2012, 233 a mais do que o previsto no edital.

Os cargos foram selecionados de acordo com a necessidade de pessoal de cada centro de atendimento socioeducativo da Capital e do Interior. As contratações, iniciadas em março, estão diminuindo o déficit histórico de pessoal na Fase, que não realizava concurso público desde 2002, além de reduzir consideravelmente o número de horas extras dos funcionários.

A abertura da formação ocorreu na segunda-feira, dia 9, com a palestra da professora Dra. Ana Paula Motta da Costa, ex-presidente da Fase. Ainda na segunda-feira, os novos servidores aprenderam um pouco da história, diretrizes e funcionamento da instituição, assim como o perfil do adolescente em conflito com a lei. Já no dia 10, terça – feira, os temas abordados serão divididos entre saúde, atendimento ao adolescente e sua família, justiça restaurativa, egressos e semiliberdade.

Dando continuidade à semana de formação dos novos servidores, a quarta-feira, dia 11, será exclusiva a temas voltados à segurança e profissionalização. No dia seguinte, pela manhã, iniciam as atividades práticas, com visitas às unidades – e demais locais de trabalho -, assim como aspectos específicos de cada cargo. À tarde, acontece uma discussão sobre “a observação na unidade”, seguido por “rotinas administrativas” e “procedimentos do Serviço de Saúde ao Trabalhador (Sest)”. O encerramento, na sexta-feira, dia 13, abordará a “dinâmica institucional”, “construindo uma unidade continente”, “o socioeducador, a ssociação (AFUFE) e o sindicato (Semapi)”, “período de experiência e o regramento disciplinar e código de ética”.

A palestra da presidente da Fase, Joelza Mesquita Andrede Pires, encerra as atividades da semana de formação dos novos servidores, juntamente com uma dinâmica de grupo e um debate sobre Cultura de Paz.

922 visualizações 1 visualizadas hoje