Fase realiza curso sobre Círculos de Construção de Paz Não Conflitivos

circulo

A Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) iniciou, no mês de dezembro, as atividades do curso de Justiça Restaurativa baseado na metodologia do Círculo de Construção de Paz. A iniciativa tem o objetivo de formar uma central de facilitadores da prática dentro da instituição, utilizando o diálogo e fortalecimento de vínculos familiares junto aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa.

Entre os dias 6 e 8 de dezembro, as aulas foram realizadas no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Novo Hamburgo para 24 servidores da unidade. Já entre os dias 13 e 15 do mesmo mês, 20 funcionários das unidades de Porto Alegre se reuniram no Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp) para as atividades. O curso foi ministrado pelos representantes da Central de Práticas Restaurativas da Fase, Rafaela Duso e Alexandre Onzi. “Percebemos que os participantes compreenderam a metodologia e a possibilidade de sua aplicação em vários aspectos da socioeducação. Tivemos público de diferentes setores, cada um desempenhando seu papel e enxergando formas de atuação em sua rotina”, destacou Rafaela.

A próxima turma do curso será iniciada em fevereiro, atendendo servidores da Fase na Capital, e teve suas inscrições encerradas no dia 30 de novembro. Devido à procura, as inscrições para novas vagas devem ser abertas novamente em 2018 para atender à demanda de interesse. Também está em etapa de organização a elaboração da formação avançada para atendimento em círculos de construção de paz.

Texto: Jéssica Cofferi
Fotos: Divulgação Central de Práticas Restaurativas

1655 visualizações 2 visualizadas hoje