Fase realiza colóquio de pesquisadores sobre a garantia dos direitos à educação e profissionalização

A Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) promove nesta sexta-feira, 24, a partir das 14 horas, com transmissão ao vivo pelo YouTube (Fase RS) e Instagram da Fase (Fase_RS1), o Colóquio de Pesquisadores “A garantia dos direitos à educação e profissionalização na Fase”.

O evento terá como facilitadoras a Chefe do Núcleo de Profissionalização e Trabalho Educativo, da Diretoria Socioeducativa, Iara Cabrera Barbosa, e a Analista Psicóloga da Assessoria de Informação e Gestão (AIG) da Fase e Conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marta Nileni Alves Gomes.

As mediadoras conversarão com Betina Warmling Barros, pesquisadora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, doutoranda em Sociologia na Universidade de São Paulo  (USP) e mestre em Sociologia pela UFRGS, que estuda os temas violência, segurança pública, juventude e masculinidades, e com a professora doutora Izandra Alves, docente no curso de Licenciatura em Letras e no Ensino Médio Integrado, do IFRS, campus Feliz, com projetos de pesquisa e extensão voltados à área da leitura, principalmente, em centro de socioeducação e casas prisionais.

A proposta do colóquio é oportunizar às pesquisadoras a devolução dos resultados de pesquisas realizadas na Fundação e o seu compartilhamento com os servidores e demais interessados. Ainda, fomentar a discussão entre os participantes sobre os temas tratados, elucidando dúvidas e agregando opiniões a respeito.

A atividade também busca, com a escolha do eixo educação-profissionalização, pontuar os avanços na socioeducação e os esforços para garantir os direitos aos socioeducandos, celebrando os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

WhatsApp Image 2020-07-17 at 15.32.18